Deputados do PT lançam iniciativa para reestatização da Eletrobras

Deputados federais filiados ao Partido dos Trabalhadores (PT) lançaram nesta última quarta-feira (22) a Frente Parlamentar Mista Pela Reestatização da Eletrobras, que também deve contar com o apoio de senadores da legenda.

Privatizada durante o governo de Jair Bolsonaro (PL), a empresa deveria voltar à administração pública, segundo o entendimento dos parlamentares ligados ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Receba notícias instantâneas do Conexão Polítca no seu WhatsApp

Receba notícias instantâneas do Conexão Polítca no seu WhatsApp

PARTICIPE DO CANAL

O pedido de criação da frente foi assinado pelos deputados Alencar Santana (PT-SP), um dos vice-líderes do governo Lula na Câmara, e Erika Kokay (PT-DF). Eles dizem que pretendem discutir o controle acionário da Eletrobras pelo governo com o objetivo de reverter a capitalização da companhia.

Nas redes sociais, Alencar postou um vídeo em que afirma que a Eletrobras é “estratégica” para o Estado brasileiro e que foi vendida “a preço de banana” pela última gestão federal.

Os congressistas também defendem que a empresa deve garantir a segurança e a soberania energética, além de tarifas mais baixas. A frente terá o apoio de movimentos populares, entidades sindicais e funcionários da própria Eletrobras.

Leia também