CONEXÃO POLÍTICA
ver tudo
Menu Internacional
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Casa Branca sobe o tom e diz que Brasil ‘está totalmente errado’

É a terceira autoridade americana a criticar Lula sobre o assunto.

PUBLICIDADE
Adicione o Conexão Política como sua fonte preferidaAdicione o Conexão como fonte preferida

A porta-voz da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, criticou a postura do Brasil em relação à invasão da Ucrânia pela Rússia. Nesta terça-feira (18), ela disse que o tom do governo Lula não tem sido de neutralidade.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Ficamos impressionados com aquele tom da entrevista coletiva do ministro das Relações Exteriores [Mauro Vieira] ontem, que não era um tom de neutralidade, sugerindo que os EUA e a Europa não estão interessados na paz, ou que compartilhamos a responsabilidade [russos] deles pela guerra”, pontuou Karine.

“Acreditamos que está totalmente errado. Claro, nós queremos que esta guerra acabe”, acrescentou a porta-voz de Joe Biden.

Como noticiamos, a declaração em questão foi de Lula em sua visita à China na semana passada (“é preciso que os EUA parem de incentivar guerra e comecem a falar em paz”), e não de seu chanceler.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Receba notícias do Conexão Política no seu WhatsAppReceba notícias do Conexão no WhatsApp

É a terceira autoridade dos EUA a criticar a postura de Lula e do governo brasileiro diante da agressão da Rússia à Ucrânia. Na última segunda (17), o porta-voz de Segurança Nacional, John Kirby, veio a público para dizer que o Brasil estava “papagueando” a propaganda russa e chinesa.

Logo na sequência, Juan Gonzalez, diretor sênior de Hemisfério Ocidental do Conselho de Segurança Nacional, afirmou que “a ideia de que os EUA não apoiam a paz ou têm algo a ver com o início da guerra simplesmente não tem relação com os fatos”.

Comentários (0)

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Os comentários estão fechados para esta matéria.

Seja o primeiro a comentar esta matéria.

Mais do Conexão

Veja mais

Mais lidas

  1. Internacional Número de mortos por terremoto na Colômbia já se aproxima de 300
  2. Internacional Netanyahu diz que Israel rejeita plano de paz dos Estados Unidos para Gaza
  3. Internacional Direita assume a presidência da Colômbia sob ataques terroristas
  4. Internacional Itamaraty reduz emissão de passaportes no exterior após alta recorde na procura