Nesta última sexta-feira (19), a Coreia do Norte conduziu um “teste muito grande” de ogiva de míssil de cruzeiro e lançou seu novo míssil antiaéreo no Mar Ocidental da Coreia, de acordo com informações da agência de notícias estatal norte-coreana, KCNA.
A ogiva foi designada para o míssil de cruzeiro estratégico “Hwasal-1 Ra-3”, conforme relatado pela KCNA, citando a Administração de Mísseis da República Popular Democrática da Coreia (RPDC). O novo míssil antiaéreo foi identificado como “Pyoljji-1-2”.
Segundo a nota oficial da agência, “ambos os testes fazem parte das atividades regulares da administração e dos institutos de ciências de defesa afiliados, visando o rápido desenvolvimento de tecnologias em vários aspectos, como desempenho tático e técnico, e operação de sistemas de armas de novos tipos”.
A KCNA também esclareceu que essas ações não estão relacionadas com a situação regional. Há suspeitas de que o míssil de cruzeiro estratégico da Coreia do Norte possa ter sido projetado para transportar uma ogiva nuclear. Coreia do Sul, Japão e Estados Unidos, que frequentemente reportam grandes testes de mísseis realizados pela Coreia do Norte, ainda não mencionaram esse lançamento.
Receba notícias do Conexão Política no seu WhatsAppReceba notícias do Conexão no WhatsApp