CONEXÃO POLÍTICA
ver tudo
Menu Política
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Mais de 60% dos brasileiros admitem temer punição por simplesmente dizer ou escrever o que pensam

Pesquisa sobre liberdade de expressão no país mostra que população não se sente livre para manifestar direito ‘garantido’ na Constituição.

PUBLICIDADE
Adicione o Conexão Política como sua fonte preferidaAdicione o Conexão como fonte preferida

Um novo levantamento divulgado nesta terça-feira (7) pelo Instituto Paraná Pesquisas avaliou a percepção dos brasileiros sobre a liberdade de expressão no país.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A sondagem aponta que a maioria da população, cerca de 61%, teme ser punida por falar ou escrever o que pensa.

Apenas 32,4% dos entrevistados pelo instituto dizem acreditar que podem falar ou escrever o que pensa. Outros 6,6% se enquadram em “não sabe/não opinou”.

De acordo com a pesquisa, a percepção de que a população não é livre para falar e escrever o que pensa é majoritária em todas as faixas etárias de entrevistados. Esse entendimento chega aos 65,1% entre as pessoas de 35 a 44 anos.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Receba notícias do Conexão Política no seu WhatsAppReceba notícias do Conexão no WhatsApp

Considerando os entrevistados por sexo, 60,5% dos homens e 61,5% das mulheres também não acreditam no exercício da plena liberdade de expressão ‘garantida’ pela Constituição.

Os brasileiros com escolaridade limitada ao ensino fundamental (60,2%) quanto aqueles de formação de nível superior (62,2%) também possuem a mesma convicção, incluindo a população economicamente ativa (61,6%) quanto inativa (60,1%).

Quando voltada ao segmento religioso, a sondagem mostra que católicos (61% dos entrevistados) e evangélicos (64,5%) também compartilham o temor de punição por falarem e escreverem o que pensam.

Eis os números da pesquisa geral estimulada:

Foto: Reprodução/Paraná Pesquisas

Pode ser punido por falar ou escrever o que pensa: 61,0%;
Pode falar ou escrever o que pensa: 32,4%;
Não sabe/ não opinou: 6,6%.

A pesquisa foi feita entre os dias 27 de abril e 01 de maio de 2024 com 2020 eleitores em 160 municípios brasileiros de 26 Estados e do Distrito Federal. A amostra atinge um grau de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de 2,2 pontos percentuais.

Comentários (0)

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Os comentários estão fechados para esta matéria.

Seja o primeiro a comentar esta matéria.

Mais do Conexão

Veja mais

Mais lidas

  1. Política Divulgadas as imagens de Lula e Alckmin que aparecerão nas urnas no dia das eleições
  2. Política Avião cai na Zona Sul do Rio de Janeiro
  3. Política Wagner Moura associa identitarismo a ‘fascismo de esquerda”
  4. Política Flávio Bolsonaro anuncia apoio a 47 candidatos ao Senado; veja a lista