ver tudo
Menu Internacional
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Após Trump exigir entrega de reféns antes de sua posse, Hamas inicia libertação de vítimas israelenses

PUBLICIDADE
Adicione o Conexão Política como sua fonte preferidaAdicione o Conexão como fonte preferida

Neste domingo (19), um dia antes da posse de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos, o Hamas iniciou a libertação de reféns israelenses na Faixa de Gaza, em cumprimento à primeira etapa de um acordo mediado por Catar, Estados Unidos e Egito.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O processo de entrega ocorreu na praça Saraya, no centro da Cidade de Gaza, onde as reféns Romi Gonen, Emily Damari e Doron Steinbrecher foram entregues à Cruz Vermelha. As imagens transmitidas ao vivo mostraram as reféns caminhando sem ajuda e uma multidão reunida ao redor de veículos da organização humanitária, enquanto homens armados do Hamas mantinham o controle da área.

O acordo estabelece que, para cada refém israelense libertado, 30 prisioneiros palestinos detidos por Israel sejam soltos. A primeira fase inclui um cessar-fogo de seis semanas e a libertação de 33 reféns pelo Hamas. Na segunda fase, será negociado um cessar-fogo permanente e a libertação dos reféns restantes. A terceira etapa envolve a reconstrução de Gaza e discussões sobre o futuro governamental da região.

Donald Trump, em sua rede Truth Social, celebrou o início do processo: “Os reféns começam a sair hoje! Três jovens maravilhosas serão as primeiras.” O presidente eleito havia adotado uma postura rígida, ameaçando “transformar o Oriente Médio em um inferno” caso suas ordens —solicitando cessar-fogo e libertação das vítimas— não fossem cumpridas até sua posse.

Receba notícias do Conexão Política no seu WhatsAppReceba notícias do Conexão no WhatsApp

Mais do Conexão

Veja mais

Mais lidas

  1. Internacional Novos iPhones: saiba quanto custarão modelos da Apple nos EUA, Brasil e Paraguai; veja comparativo de preços
  2. Internacional Nicolás Maduro publica fotos na prisão, aparece sorrindo e faz uso de verso bíblico: ‘Deus proverá’
  3. Internacional EUA notificam Cenipa sobre incidente entre helicóptero de Trump e avião da Embraer; Brasil terá que se explicar
  4. Internacional Número de mortos em enchentes no Nepal e no Tibete sobe para mais de 580, e quase 2 mil seguem desaparecidos