ver tudo
Menu Política
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Lula diz que Brasil não aceitará ‘desaforos’ dos Estados Unidos

Presidente alega que ações de Donald Trump representam ameaças diárias.

PUBLICIDADE
Adicione o Conexão Política como sua fonte preferidaAdicione o Conexão como fonte preferida

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta segunda-feira (17) que o governo dos Estados Unidos, sob Donald Trump, está rompendo com a tradição iniciada nos anos 1980 de incentivo ao livre comércio e defesa da democracia. Durante discurso, Lula criticou as atitudes do norte-americano e disse que o Brasil é um país pacífico, mas que não aceitará provocações.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Todo dia tem uma ameaça, todo dia tem uma coisa. E aí fico pensando, cadê a democracia? Cadê o respeito ao livre trânsito do ser humano, se você tem livre trânsito do capital? Cadê o livre comércio que foi tão apregoado?”, declarou.

O presidente também afirmou que prefere o diálogo e a diplomacia, mas sem abrir mão da soberania brasileira. “Não vamos aceitar nenhum desaforo”, externou. “O Brasil é um país de paz, prefere um abraço a um murro, um beijo a uma mordida.”

Lula mencionou diretamente Trump ao comentar as mudanças na política econômica dos EUA. Chamando-o de “novo presidente dos Estados Unidos da América do Norte”, o petista argumentou que a atual gestão contradiz os princípios estabelecidos no Consenso de Washington, defendidos por Ronald Reagan e Margaret Thatcher.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Receba notícias do Conexão Política no seu WhatsAppReceba notícias do Conexão no WhatsApp

“Destrói aquele discurso do Consenso de Washington de 1980, que dizia que o negócio era abrir as fronteiras, não ter barreira comercial, que a gente tinha que comprar de tudo, que não tinha que ter imposto nem empecilho. Essa era a lógica, e o Brasil aceitou”, disse ele.

Mais do Conexão

Veja mais

Mais lidas

  1. Política Lula transmite live eleitoral direto do Alvorada após TSE barrar Bolsonaro de usar local em 2022
  2. Política Caetano Veloso ‘faz o L’ e declara apoio a Lula na disputa pela reeleição
  3. Política Maria Bethânia faz o ‘L’ em show e declara voto em Lula à reeleição
  4. Política JHC x Renan Filho: o que a pesquisa revela sobre a eleição em Alagoas