ver tudo
Menu Internacional
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Ministro italiano cancela viagem aos EUA após Trump alegar que Meloni implorou por foto no G7

Tajani protesta contra ações do norte-americano e diz que declarações são graves e ofensivas.

PUBLICIDADE
Adicione o Conexão Política como sua fonte preferidaAdicione o Conexão como fonte preferida

O ministro das Relações Exteriores da Itália, Antonio Tajani, cancelou nesta sexta-feira (19) sua visita aos Estados Unidos, prevista para 21 e 22 de junho, em protesto às declarações do presidente americano Donald Trump contra a primeira-ministra Giorgia Meloni.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Tajani afirmou que as “declarações graves e ofensivas” do presidente americano “ofendem toda a Itália”. Outros integrantes do governo italiano também adotaram tom crítico em relação a Washington.

Alegada ‘súplica’

Foto: WHop

Em entrevista por telefone concedida à emissora italiana La7, Trump afirmou que Meloni havia “suplicado” para tirar uma foto com ele durante a cúpula do G7 realizada na França.

Segundo a transcrição da conversa publicada pela emissora, Trump disse que Meloni “queria tanto uma foto comigo” e que ele só concordou porque “sentiu pena dela”. Trump também sugeriu que poderia estar “feliz por ter falado com ela, mas não precisei falar com ela”.

Receba notícias do Conexão Política no seu WhatsAppReceba notícias do Conexão no WhatsApp

Crise com a Itália

A crise é mais um ponto de deterioramento na relação entre Trump e Meloni, apesar da proximidade ideológica entre ambos. Ela foi a única chefe de governo europeia a comparecer à cerimônia de posse de Trump em janeiro de 2025.

As relações esfriaram quando a administração Trump criticou a Europa por gastos insuficientes em defesa e Meloni criticou a estratégia americana contra o Irã.

Mais do Conexão

Veja mais

Mais lidas

  1. Internacional Mais um país europeu emite alerta sobre eleições no Brasil e pede que cidadãos tenham cuidado
  2. Internacional EUA preparam envio de drones de ataque para a América do Sul
  3. Internacional Paraguai é o único país do mundo a votar ao lado de Israel e EUA contra participação da Palestina nas assembleias da ONU
  4. Internacional Novos iPhones: saiba quanto custarão modelos da Apple nos EUA, Brasil e Paraguai; veja comparativo de preços