O candidato à Presidência pelo Avante, Augusto Cury, ultrapassou a marca de 9 milhões de seguidores em seu perfil oficial no Instagram nos dias seguintes ao primeiro debate presidencial das eleições de 2026, promovido pela Band no domingo (23.ago.2026). O crescimento acompanhou a repercussão em torno da reviravolta do escritor antes do início do programa.
Cury chegou à sede da emissora, no Morumbi, e anunciou publicamente que não participaria do encontro, em protesto contra a ausência do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do senador Flávio Bolsonaro (PL), os dois líderes das pesquisas de intenção de voto. “Eu estou aqui fazendo um protesto, colocando meu coração em frente à TV Band, com muito respeito à TV Band, mas estou profundamente magoado, consternado pela ausência do debate de duas pessoas que adoeceram essa nação devido à polarização”, declarou o candidato do lado de fora do prédio.

Minutos depois, após conversa com o jornalista Fernando Mitre, ex-diretor de jornalismo do grupo Bandeirantes de Comunicação, Cury recuou da decisão e entrou no estúdio para participar do debate ao lado de Ronaldo Caiado (PSD) e Renan Santos (Missão). “Por amor a você e por respeito a você, eu vou dizer uma coisa: esse país está doentiamente polarizado, nós estamos vivendo um teatro, não uma democracia”, disse o candidato ao justificar a mudança de posição.
Segundo levantamento da Sala Digital, parceria entre a Band e o Google, Cury liderou o volume de buscas no site durante a realização do debate, superando os demais candidatos presentes. Os usuários pesquisaram principalmente sobre a trajetória pessoal do candidato, a carreira literária, a formação religiosa e a filiação partidária.
Receba notícias do Conexão Política no seu WhatsAppReceba notícias do Conexão no WhatsAppAntes mesmo do episódio na Band, Cury já vinha reclamando publicamente do alcance de suas redes sociais. Segundo ele, mais de 80% de seus seguidores, então contabilizados por ele em cerca de 15 milhões somando todas as plataformas, não sabiam da candidatura, atribuindo o problema ao funcionamento dos algoritmos das redes. “Mais de 80%, os 15 milhões de seguidores meus, não sabem que eu sou candidato a presidente. Não sabem, porque o algoritmo não tem democracia”, disse o candidato, que também acusou rivais de gastarem entre R$ 30 milhões e R$ 50 milhões por mês para impulsionar conteúdo digital.
Apesar do salto de seguidores e do destaque nas buscas, a pesquisa Datafolha mais recente antes do debate mostrava Cury com apenas 2% das intenções de voto, em sexto lugar, distante de Lula e Flávio Bolsonaro na disputa presidencial.
Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Seja o primeiro a comentar esta matéria.