ver tudo
Menu Eleições 2026
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Quem está na frente entre Brizola e Zucco no Rio Grande do Sul?

Deputado do PL registra 36% das intenções de voto, apenas um ponto acima da adversária do PDT.

PUBLICIDADE
Adicione o Conexão Política como sua fonte preferidaAdicione o Conexão como fonte preferida

O deputado federal Luciano Zucco (PL) aparece numericamente à frente na disputa pelo governo do Rio Grande do Sul, segundo pesquisa Real Time Big Data divulgada na quinta-feira (10).

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O levantamento mostra Zucco com 36% das intenções de voto, apenas um ponto acima de Juliana Brizola (PDT), que registra 35%. Como a margem de erro é de dois pontos percentuais, os dois estão tecnicamente empatados.

Foto: Reprodução

O atual governador, Gabriel Souza (MDB), aparece em terceiro lugar, com 22%. Marcelo Maranata (PSDB) tem 3%, enquanto Cesar Pontes (PCO), Priscila Voigt (UP) e Rejane de Oliveira (PSTU) somam 1% juntos. Outros 2% afirmaram que votariam em branco ou nulo, e 1% não soube ou não respondeu.

O instituto também testou três possíveis disputas de segundo turno. Em um confronto entre Zucco e Juliana Brizola, os dois aparecem novamente empatados, com 44% cada. Nesse cenário, 7% disseram que votariam em branco ou nulo e 5% não souberam ou não responderam.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Receba notícias do Conexão Política no seu WhatsAppReceba notícias do Conexão no WhatsApp

Em outra simulação, Zucco enfrenta Gabriel Souza e aparece com 45% das intenções de voto, contra 40% do atual governador. A diferença de cinco pontos fica acima da margem de erro do levantamento. Brancos e nulos somam 8%, enquanto 7% não souberam ou não responderam.

O terceiro cenário coloca Juliana Brizola contra Gabriel Souza. A candidata do PDT registra 45%, enquanto o governador aparece com 39%. Nesse caso, 8% afirmam que votariam em branco ou nulo e outros 8% não souberam ou não responderam.

A pesquisa ouviu 1.600 eleitores do Rio Grande do Sul entre os dias 5 e 9 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. O levantamento foi realizado com recursos próprios do instituto e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número RS-05497/2026.

Mais do Conexão

Veja mais

Mais lidas

  1. Eleições 2026 MS: Riedel mantém liderança e chega a 57% contra petista no 2º turno
  2. Eleições 2026 Em Manaus, Flávio Bolsonaro participa de ato com Alberto Neto e Maria do Carmo
  3. Eleições 2026 Datafolha registra pela 1ª vez empate entre Lula e Flávio nos dois turnos
  4. Eleições 2026 Cleitinho dispara na liderança pelo governo de Minas, aponta Datafolha