ver tudo
Menu Política
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Combate ao racismo deve ser agenda prioritária do Congresso, diz Maia

PUBLICIDADE
Adicione o Conexão Política como sua fonte preferidaAdicione o Conexão como fonte preferida

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse nesta sexta-feira (27) que a Casa deve, com a sociedade, encontrar soluções políticas definitivas para combater o racismo no Brasil.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Maia abriu a reunião da Comissão Externa que acompanha a investigação da morte de João Alberto, espancado até a morte por seguranças em uma unidade do supermercado Carrefour, em Porto Alegre/RS.

Ao discursar, o deputado afirmou que o racismo é estrutural no Brasil e que o combate à discriminação racial deve ser uma pauta prioritária do Parlamento e da sociedade.

“Infelizmente a gente sabe que o racismo no Brasil é uma questão estrutural, não vem de hoje, vem de longe. Acho que nós precisamos de forma definitiva aproveitar este momento e esse grupo para que possamos fazer um debate com apoio da sociedade, e introduzir de forma definitiva, na pauta da Câmara, essa questão e as soluções que a política precisa encontrar junto com a sociedade”, declarou.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Receba notícias do Conexão Política no seu WhatsAppReceba notícias do Conexão no WhatsApp

A comissão foi criada alguns dias após a morte de João Alberto. Durante a reunião, Maia classificou o crime como um “absurdo”.

“Que esse grupo possa se tornar um ambiente permanente de debate e que o Parlamento tenha sempre uma agenda prioritária da sociedade brasileira, para que seja um país com menos desigualdade e todos nós sejamos respeitados. E nunca mais se veja o racismo e a violência contra o negro”, afirmou.

A comissão é coordenada pelo deputado Damião Feliciano (PDT-PB). Também integram o colegiado Benedita da Silva (PT-RJ), Bira do Pindaré (PSB-MA), Silvia Cristina (PDT-RO), Áurea Carolina (PSOL-MG) e Orlando Silva (PCdoB-SP).

De acordo com o deputado Damião Feliciano, na próxima semana, a comissão vai se reunir com o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), familiares da vítima e autoridades do estado e, ainda, comandos das polícias Civil e Militar, o Ministério Público e movimentos sociais.

As informações são da Agência Brasil.

Mais do Conexão

Veja mais

Mais lidas

  1. Política Vorcaro ameaça ‘explodir’ fatos sobre ministros do STF se pai não for solto, diz revista
  2. Política 70% dos brasileiros dizem que violência ‘aumentou muito’ em dois anos
  3. Política Lula e Flávio estão empatados no 1º e 2º turno, aponta Datafolha
  4. Política Raquel Lyra tem a menor rejeição, supera João Campos em todas as áreas testadas e pode vencer no 1º turno em PE, aponta Atlas/Intel