ver tudo
Menu Internacional
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Tribunal em Haia manda governo holandês suspender toque de recolher por violar direito à liberdade e privacidade

PUBLICIDADE
Adicione o Conexão Política como sua fonte preferidaAdicione o Conexão como fonte preferida

O Tribunal da cidade de Haia decidiu nesta terça-feira (16) que o Estado holandês deve cancelar o toque de recolher. Segundo a Corte, se o país apelar, isso não significa o adiamento do cancelamento do toque de recolher.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O toque de recolher foi instituído na Holanda com base em uma lei de emergência, que afirma que um gabinete pode introduzir regras em caso de emergência sem consultar a Câmara dos Representantes e o Senado. Mas, de acordo com o tribunal, o toque de recolher não era uma emergência “como é o caso, por exemplo, de um rompimento de um dique”.

De acordo com a bancada de juízes da tutela preliminar em Haia, o toque de recolher constitui ‘uma violação de longo alcance do direito à liberdade de movimento e privacidade’. Além disso, a regra limita ‘entre outras coisas o direito à liberdade de reunião e manifestação’.

Ainda não se sabe quais serão as consequências da decisão para as multas (de 95 euros) aplicadas aos cidadãos holandeses por ‘violações’ ao toque de recolher.

Receba notícias do Conexão Política no seu WhatsAppReceba notícias do Conexão no WhatsApp

Mais do Conexão

Veja mais

Mais lidas

  1. Internacional EUA preparam envio de drones de ataque para a América do Sul
  2. Internacional Paraguai é o único país do mundo a votar ao lado de Israel e EUA contra participação da Palestina nas assembleias da ONU
  3. Internacional Novos iPhones: saiba quanto custarão modelos da Apple nos EUA, Brasil e Paraguai; veja comparativo de preços
  4. Internacional Nicolás Maduro publica fotos na prisão, aparece sorrindo e faz uso de verso bíblico: ‘Deus proverá’