Siga-nos nas redes sociais

Digite o que você procura:

Congresso

Aécio Neves pede que Brasil libere vistos provisórios para refugiados afegãos

Tucano defende agilização de processo para a entrada temporária.

O deputado federal Aécio Neves (PSDB-MG), que preside a Comissão de Relações Exteriores da Câmara, solicitou ao governo brasileiro, nesta terça-feira (17), que autorize vistos temporários para que cidadãos do Afeganistão possam ter a possibilidade de migrar e viver no Brasil.

Apontando questões humanitárias, Aécio enviou ofícios aos ministros da Justiça, Anderson Torres, e das Relações Exteriores, Carlos França.

“A situação é mais dramática para mulheres e meninas, haja visto o histórico de cerceamento de liberdades imposto pelo regime Talibã entre 1996 e 2001, quando não tinham direito à educação e ao trabalho, o acesso ao atendimento médico era limitado a casos de emergência e inexistia o direito à representação política”, argumentou.

“A volta do Talibã ao comando do Afeganistão constitui, portanto, fonte de forte preocupação para todos, mas especialmente para a população feminina. É sintomático, nessa linha, que 80% de afegãos que deixaram suas casas desde o início desse ano sejam mulheres ou meninas”, destacou.

O parlamentar alega ainda que a mesma liberação já ocorreu anteriormente em relação à Síria e ao Haiti.

Com isso, Neves pediu urgência na publicação de uma portaria interministerial para autorizar a emissão de vistos de acolhida humanitária a cidadãos de origem afegã.

“Habilitando as representações do Brasil, em particular nossas Embaixadas em Islamabad e Teerã, situadas nos dois países que mais recebem refugiados afegãos, a processar e emitir vistos humanitários para refugiados do Afeganistão”, acrescentou.

Comentários

FALE COMIGO: raul@conexaopolitica.com.br — diretor de redação do Conexão Política e natural de Recife (PE).

Política

Tucano voltou a defender o nome de Eduardo Leite ao Planalto.

Mundo

Dados fazem parte de projeto produzido pelo Observatório das Migrações Internacionais.

Governo

Portaria interministerial foi publicada no Diário Oficial.

Política

Aécio Neves voltou a tecer críticas críticas a João Doria, que é tido como principal adversário dele no PSDB. Ele disse ao Congresso em...