Siga-nos nas redes sociais

Digite o que você procura:

Congresso

Relator muda parecer e processo contra Luis Miranda é arquivado

Deputado era investigado no Conselho de Ética da Câmara.

Cleia Viana | Agência Câmara

O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados decidiu nesta última quarta-feira (3), por 13 votos a favor e um contra, arquivar o processo contra o deputado Luis Miranda (DEM-DF) por quebra de decoro parlamentar.

Ele foi investigado no colegiado a pedido do PTB, que pediu abertura de procedimento por considerar que o congressista agiu de má-fé ao alegar “um suposto crime cometido por agente do Estado”, no caso da compra da vacina Covaxin.

Em depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Senado sobre a pandemia da Covid-19, Miranda disse que o irmão, que é servidor do Ministério da Saúde, sofreu pressões para liberar a importação da substância.

Na ocasião, o parlamentar declarou ter levado o relato do irmão até o presidente Jair Bolsonaro, em março, mas que nenhuma providência teria sido tomada.

O PTB pediu a cassação do mandato, mas os deputados acompanharam o parecer do relator, Gilberto Abramo (Republicanos-MG), que pediu o arquivamento da apuração.

Abramo, que inicialmente havia se posicionado pela continuidade das investigações, afirmou que mudou o entendimento diante de novas explicações da defesa do deputado e de uma manifestação da Procuradoria-Geral da República (PGR).

“Mostra-se imperiosa a finalização desse expediente. Tendo em vista o teor do parecer da PGR e novo aditamento da defesa, voto pela ausência de admissibilidade e arquivando por conseguinte o presente expediente”, disse o relator.

Comentários

FALE COMIGO: marcos@conexaopolitica.com.br — editor-chefe do Conexão Política e natural de Campo Grande (MS).

Congresso

Ele é apontado como sócio oculto da empresa FIB Bank Garantias S.A..

Judiciário

PF quer que apuração seja feita no mesmo inquérito que investiga suposta prevaricação de Bolsonaro.

Congresso

Deputado afirmou que solicitou adiamento para acompanhar a filha em um campeonato de kart.

Congresso

Em depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia do Senado, a diretora técnica da empresa Precisa Medicamentos, Emanuela Medrades, afirmou nesta quarta-feira...