ver tudo
Menu Cotidiano
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Deputado do Novo defende cobrança de mensalidade em universidades ‘para os que podem pagar’

PUBLICIDADE
Adicione o Conexão Política como sua fonte preferidaAdicione o Conexão como fonte preferida

O deputado estadual Daniel José (NOVO-SP) defendeu a cobrança de mensalidade em universidades públicas do estado de São Paulo “para os que podem pagar”.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A medida proposta afetaria as universidades: Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (UNESP) e Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Em vídeo, o deputado argumentou que “nos artigos [da Constituição Federal] que falam sobre a responsabilidade do Estado diante da educação, o enfoque é muito mais na educação básica e não deixa claro que é papel do Estado fornecer o ensino superior gratuito”, citando o art. nº 208 da CF. 

Daniel também argumentou que já existem universidades federais e estaduais “cobrando mensalidade dos alunos nos cursos de pós-graduação.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Receba notícias do Conexão Política no seu WhatsAppReceba notícias do Conexão no WhatsApp

Segundo o deputado, a fonte de financiamento dessas universidades é o ICMS, que incide sobre o consumo e não sobre a renda, “e quem consome mais como percentual da renda são as famílias mais pobres. […] Uma família que tem renda de 1 ou 2 salários mínimos provavelmente consome toda a renda ao longo do mês, então ela paga mais ICMS como percentual da renda.”

“Quando a gente olha quem se beneficia do serviço do ensino superior gratuito no estado de São Paulo, 3/4 deles vieram de escolas particulares, ou seja, têm condições de financiar a própria educação”, disse o deputado. “É como se fosse os pobres financiando a educação dos filhos dos ricos”.

Daniel ainda disse que “quem não puder pagar, receberia bolsas parciais ou até integrais, dependendo da faixa de renda”.

A ideia é tirar o peso do Estado no financiamento das universidades, fazendo com que “ao longo do tempo se tornem independentes do Estado”.

Confira o vídeo na íntegra:

https://www.facebook.com/danieljosebr/videos/2239613752786203/

O Conexão Política é um portal de notícias independente. Ajude-nos a continuarmos com um jornalismo livre, sem amarras e sem dinheiro público » APOIAR

Mais do Conexão

Veja mais

Mais lidas

  1. Cotidiano Morre a atriz Glória Menezes
  2. Cotidiano Usuários de operadora no Brasil notam mudança inesperada nos celulares e sinal informativo
  3. Cotidiano 8 das 10 cidades mais violentas do país estão em estados administrados pelo PT
  4. Cotidiano População em situação de rua vai de 198 mil para 392 mil em três anos e meio de governo Lula