CONEXÃO POLÍTICA
ver tudo
Menu Cotidiano
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Ministério da Justiça investiga fim de trégua entre PCC e Comando Vermelho

PUBLICIDADE
Adicione o Conexão Política como sua fonte preferidaAdicione o Conexão como fonte preferida

A Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), vinculada ao Ministério da Justiça, está apurando a autenticidade de uma carta que teria decretado o fim da trégua entre o Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Comando Vermelho (CV), as duas maiores facções criminosas em atuação no Brasil.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O documento, que começou a circular em grupos de mensagens na última segunda-feira (28), supostamente teria sido assinado por integrantes do Comando Vermelho. Na carta, o grupo afirma não reconhecer mais qualquer tipo de aliança com o PCC, sinalizando a ruptura do pacto firmado entre os líderes das facções no início deste ano.

A carta está sob análise da inteligência do Ministério da Justiça, que monitora de perto os desdobramentos por meio da Senappen, órgão responsável pela gestão dos presídios federais. Atualmente, figuras centrais do PCC e do Comando Vermelho estão custodiadas nas unidades prisionais de Brasília e Campo Grande, respectivamente.

A trégua, oficializada em fevereiro, visava reduzir o número de mortes entre as facções e os altos custos gerados pela disputa territorial, permitindo a continuidade das atividades ilegais sob menor risco de confrontos internos.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Receba notícias do Conexão Política no seu WhatsAppReceba notícias do Conexão no WhatsApp

No entanto, segundo fontes que acompanham a movimentação dessas facções, o acordo começou a ruir por conta de conflitos locais em diferentes regiões do país, enfraquecendo a coesão construída entre os chefes presos.

De acordo com informações obtidas por integrantes da inteligência do goveerno, a ruptura não foi surpreendente. “Era questão de tempo até essa união se desfazer”, comentou um investigador que acompanha o caso, sob condição de anonimato, em declaração à CNN.

A mensagem atribuída ao Comando Vermelho, agora sob verificação das autoridades, teria como alvo os integrantes e aliados em todos os estados e até fora do país, o que levanta o alerta para uma possível escalada de violência entre os grupos rivais. O governo federal mantém monitoramento reforçado nas unidades penitenciárias federais e articula medidas preventivas diante do risco de novos confrontos.

Comentários (0)

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Os comentários estão fechados para esta matéria.

Seja o primeiro a comentar esta matéria.

Mais do Conexão

Veja mais

Mais lidas

  1. Cotidiano 8 das 10 cidades mais violentas do país estão em estados administrados pelo PT
  2. Cotidiano População em situação de rua vai de 198 mil para 392 mil em três anos e meio de governo Lula
  3. Cotidiano Empresário envia áudios dentro de porta-malas antes de ser encontrado morto em Pernambuco; ouça
  4. Cotidiano Ídolo brasileiro veterano é escalado de ‘última hora’ e surpreende o futebol