ver tudo
Menu Cotidiano
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Perícia diz que PC Siqueira foi assassinado

Documento de 48 páginas produzido em março por ex-perito da Polícia Técnico-Científica aponta estrangulamento com fio de fone; MP não autorizou arquivamento e Justiça determinou continuidade das investigações.

PUBLICIDADE
Adicione o Conexão Política como sua fonte preferidaAdicione o Conexão como fonte preferida

Uma perícia particular solicitada pela família de Paulo Cezar Goulart Siqueira, o PC Siqueira, concluiu que o influenciador digital foi estrangulado é assassinado com o fio de um fone de ouvido dentro do apartamento onde morava, na Zona Sul de São Paulo, em 27 de dezembro de 2023.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O documento de 48 páginas foi elaborado por Francisco João Aparício La Regina, ex-perito da Polícia Técnico-Científica e professor com três décadas de experiência, contratado pelos advogados da família. O parecer contradiz diretamente os laudos oficiais do IML e do Instituto de Criminalística, que em 2025 concluíram que PC cometeu suicídio por enforcamento com cinta de catraca.

Lesões incompatíveis

Foto: Reprodução/Redes Sociais

O perito particular afirma que o padrão e a largura das lesões no pescoço de PC Siqueira seriam incompatíveis com a cinta de catraca laranja apreendida inicialmente pela perícia oficial, mais larga, e compatíveis com um fio fino de fones de ouvido encontrado no apartamento.

Por causa da divergência, os fones de ouvido foram enviados à Perícia Oficial, que irá comparar o objeto com as marcas no corpo. Como a morte ocorreu há quase três anos, não será possível exumar o corpo. A análise será feita por meio de fotografias do cadáver tiradas pela perícia na época.

Receba notícias do Conexão Política no seu WhatsAppReceba notícias do Conexão no WhatsApp

MP barrou arquivamento

O inquérito do caso foi concluído em outubro de 2025 pelo 11º Distrito Policial, em Santo Amaro, mantendo a versão de suicídio. O Ministério Público, porém, apontou inconsistências em laudos periciais e contradições em depoimentos e não autorizou o arquivamento definitivo.

Diante disso, novas linhas de apuração foram abertas, incluindo hipóteses como instigação ao suicídio, homicídio com simulação e omissão de socorro. Até o momento, não há suspeitos formalmente identificados.

Ex-namorada e acareação

Ouvida como testemunha, a ex-namorada Maria Luiza Lopes Watanabe afirmou à Polícia Civil que tentou socorrer PC, sem êxito, relatando que deixou o apartamento gritando no corredor e pedindo ajuda. Segundo depoimento, PC teria se matado na frente dela, dois dias após o fim do relacionamento.

Em acareação realizada em janeiro de 2026, divergências de horários foram identificadas entre o relato de Maria Luiza e o de uma vizinha que auxiliou no socorro inicial, cortando a cinta com uma faca.

A advogada de Maria Luiza, Clarissa Azevedo, divulgou nota afirmando que “não há qualquer acusação formal ou imputação concreta” contra sua cliente e que os laudos oficiais do Estado “são elaborados com critérios técnicos, imparcialidade e controle institucional”, ao contrário de pareceres particulares, “produzidos por profissionais contratados por uma das partes”.

Investigação em aberto

A defesa da família de PC Siqueira informou que não se manifestará sobre o assunto porque o processo corre sob sigilo.

O novo laudo pericial particular foi entregue ao 11º Distrito Policial e o caso segue aberto na Polícia Civil, no Ministério Público e na Justiça. Pessoas próximas ao influenciador passaram a ser alvo de análise, embora não haja suspeitos formalmente identificados até o momento.

PC Siqueira tinha 37 anos quando foi encontrado morto e acumulava mais de 4 milhões de seguidores nas redes sociais.​​​​​​​​​​​​​​​​

Mais do Conexão

Veja mais

Mais lidas

  1. Cotidiano Paulo Soares morre em acidente aéreo em Santa Catarina
  2. Cotidiano Morre Rick, da dupla com Renner, aos 59 anos
  3. Cotidiano Helicóptero com cantor Rick é encontrado; não há sobreviventes
  4. Cotidiano Rio Tietê tem redução de 26,7% na carga de poluição com avanço histórico de investimentos em saneamento pela Sabesp