2022: Brasil cresce mais que China pela 1ª vez em 42 anos, aponta FMI

De acordo com cálculos do Fundo Monetário Internacional (FMI), a economia brasileira cresceu mais que a da China em 2022.

Segundo estimativas divulgadas na terça-feira (31), a segunda maior economia do mundo teve alta de 3% no ano passado, enquanto a décima maio do mundo, o Brasil, expandiu 3,1%.

Essa possibilidade já havia sido levantada no fim de setembro pelo então ministro da Economia, Paulo Guedes, mas, na ocasião, foi desacreditada pela imprensa e por opositores.

É importante lembrar que os dados do FMI são preliminares. Isso porque os dois países ainda não divulgaram oficialmente seus números para o Produto Interno Bruno (PIB).

Se os patamares apontados pelo fundo forem confirmados, terá sido a primeira vez que o Brasil cresceu mais que o país asiático em 42 anos.

A economia chinesa foi muito prejudicada em 2022 em meio a uma desaceleração econômica causada, principalmente, pelos seguidos e rigorosos lockdowns decretados pelo governo para conter a covid-19. Essas medidas restritivas impactaram praticamente todos os setores da economia, desde vendas domésticas ao comércio internacional.

Já o Brasil foi beneficiado principalmente por seu desempenho no primeiro semestre do ano. Em relação ao mesmo período de 2021, houve expansão de 3,2% do PIB no período, com o setor de serviços puxando a alta.

Na última vez que o Brasil cresceu mais que a China, em 1980, o cenário de ambos os países era completamente diferente. O regime comunista era a sétima maior economia do mundo, enquanto o Brasil era a 16ª. Os índices de crescimento naquele ano foram de 9,2% e 7,8%, respectivamente.


📲 Sabia que você pode se manter informado e receber atualizações em tempo real sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Esta informação, assim como todos os conteúdos do Conexão Política, são publicados primeiro no nosso Aplicativo de notícias, disponível para Android e iOS. Procure “Conexão Política” na sua loja de aplicativos e baixe-o agora mesmo em seu celular. É 100% gratuito! Ou, se preferir, clique aqui.

Leia também