Abertura de empresas no Brasil cai 23% em janeiro

O Brasil registrou um saldo de 156,5 mil novas empresas em janeiro de 2023. O número é resultado da criação de 357,9 mil companhias e do fechamento de outras 201,4 mil no período.

Em comparação com janeiro de 2022, houve uma queda de 23,1%. Na ocasião, o saldo foi de 203,5 mil novos negócios.

As informações foram divulgadas nesta última quinta-feira (23) pelo governo federal, através do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.

O Executivo destaca, no entanto, que houve destaques positivos no balanço: tempo para abrir empresa bateu o recorde 22 horas; e 21 das 27 unidades federativas tiveram alta na criação de novos empreendimentos em janeiro ante 2022.

Ainda de acordo com os dados, o Brasil encerrou janeiro com 20,4 milhões de empresas ativas em território nacional, sendo que 69,1% são Microempreendedores Individuais (MEIs). Em segundo lugar, vêm as Sociedades Limitadas (LTDAs), com 29,4% do total.

A íntegra das informações pode ser acessada neste link.


📲 Sabia que você pode se manter informado e receber atualizações em tempo real sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Esta informação, assim como todos os conteúdos do Conexão Política, são publicados primeiro no nosso Aplicativo de notícias, disponível para Android e iOS. Procure “Conexão Política” na sua loja de aplicativos e baixe-o agora mesmo em seu celular. É 100% gratuito! Ou, se preferir, clique aqui.

Leia também