ver tudo
Menu Economia
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Guiana já descobriu o equivalente a 75% da reserva de petróleo do Brasil

Depois de 8 anos de exploração na Margem Equatorial, reserva guianesa atingiu 11 bilhões de barris.

PUBLICIDADE
Adicione o Conexão Política como sua fonte preferidaAdicione o Conexão como fonte preferida

A região conhecida como Margem Equatorial, que tem sido identificada como uma nova fronteira de exploração de petróleo semelhante ao pré-sal brasileiro, tem se mostrado extremamente promissora para a Guiana. O país foi pioneiro na descoberta de petróleo nessa região em 2015, por meio da empresa norte-americana ExxonMobil. Nos últimos oito anos, diversas outras descobertas de reservas significativas de petróleo foram anunciadas na área.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Atualmente, a Guiana possui uma reserva estimada de 11 bilhões de barris, o que equivale a cerca de 75% das reservas totais de petróleo do Brasil, incluindo as descobertas no pré-sal, que somam 14,8 bilhões de barris. O país enxerga um potencial expressivo na região equatorial, tendo inclusive realizado leilões de concessão para 42 blocos de exploração nessa área. Contudo, a ausência de licenciamento ambiental tem mantido esses projetos engavetados.

A Margem Equatorial abrange uma extensa área em alto-mar, estendendo-se da Guiana até o estado do Rio Grande do Norte, na região Nordeste do Brasil. Até o momento, somente a Guiana Francesa não se envolveu na exploração petrolífera nessa região. Enquanto o Brasil está em fases iniciais de exploração, Guiana e Suriname já estão avançando consideravelmente. No caso do Suriname, a primeira descoberta ocorreu em 2020, revelando um potencial de extração de aproximadamente 4 bilhões de barris, cerca de 27% das reservas brasileiras.

É importante destacar que, devido à recenticidade das descobertas em ambos os países, a produção comercial ainda está em fase inicial. Isso ocorre devido ao complexo processo que envolve a transição da exploração para a produção, incluindo a aprovação de órgãos regulatórios em cada nação, a construção de plataformas e o licenciamento ambiental.

Receba notícias do Conexão Política no seu WhatsAppReceba notícias do Conexão no WhatsApp

Mais do Conexão

Veja mais

Mais lidas

  1. Economia Ministro da Fazenda diz que déficit dos Correios não deve ser confundido com prejuízo da estatal
  2. Economia Cavagna Group faz de Valinhos base para crescer na América Latina e investe mais de R$ 40 milhões no Brasil
  3. Economia Fake news de Lula no JN: petista não herdou déficit de Bolsonaro; governo anterior fechou 2022 com superávit
  4. Economia Mercado sugere a Flávio Bolsonaro ter Marcelo Kayath na Fazenda e Daniella Marques na Casa Civil