Siga-nos nas redes sociais

Digite o que você procura:

Editorial

Em prova de transparência, Conexão Política libera dados bancários e fiscais à CPI

De forma voluntária, informações sigilosas foram entregues à comissão do Senado.

Arquivo | Conexão Política

Apesar de a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia ter aprovado a quebra dos sigilos bancário e fiscal do Conexão Política, este jornal digital apresentou, de forma voluntária, antes que as informações fossem transferidas ao colegiado, todos os dados relativos às finanças deste veículo de comunicação.

Em verdadeira prova de transparência aos nossos leitores e para com as instituições brasileiras, e mais uma vez cientes de que não há o que esconder em nossas atividades empresariais, os comprovantes constam disponíveis aos senadores que integram a Comissão, e já aparecem, inclusive, nas movimentações de atividade legislativa junto ao site do Senado Federal na internet.

Por se tratarem de documentos sigilosos, protegidos pela legislação deste país, o acesso aos extratos encontra-se restrito aos membros da CPI. As documentações entregues aos congressistas apenas atestarão o que este veículo afirma desde a sua fundação: somos totalmente independentes e jamais recebemos nenhuma receita de forma ilícita nem qualquer espécie de verba pública ou oriunda de partidos políticos.

Mesmo entendendo que a decisão que autorizou a quebra do sigilo carece de fundamentação e motivação, e ainda que o Conexão Política não tenha qualquer relação com os fatos que motivaram a abertura da investigação parlamentar, que tem por escopo apurar ações e omissões no enfrentamento à crise sanitária, as informações foram apresentadas de forma voluntária.

A decisão da direção-geral, de encaminhar os extratos confidenciais, se pauta no fato de que o Conexão Política sempre operou de forma lícita, dentro dos limites da lei e da ética jornalística, não auferindo receitas do poder público, portanto, nada tem a esconder. Isso representa, na prática, a aplicação do princípio da transparência, que sempre defendemos em nossas publicações.

Assista ao pronunciamento

Comentários

Conexão Política é um veículo digital inteiramente comprometido com a cobertura e a análise das principais pautas sobre política nacional e internacional | contato@conexaopolitica.com.br

Política

Parecer foi alterado após acordo entre membros do G7 na véspera da apresentação.

Congresso

Renan Calheiros distribuiu a senadores o texto provisório do parecer final.

Judiciário

PGR opinou pela manutenção da medida, mas contra divulgação dos dados colhidos pela comissão.

Congresso

Texto de Renan Calheiros seria lido na terça (19), mas agora segue sem data definida.