Conecte-se conosco

Exclusivo

Bolsonaro determina nova redução de imposto para setor de games

Alíquotas federais cairão 10%. Decreto está sendo editado pela Presidência da República.

Publicado

em

Florian Olivo | Unsplash

O presidente Jair Bolsonaro deverá anunciar, nos próximos dias, uma nova diminuição nas alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para o setor de videogames.

O decreto já está sendo preparado e será publicado no Diário Oficial da União (DOU). De acordo com uma fonte do Conexão Política ligada à Presidência da República, a nova redução será de 10%.

Em outubro do ano passado, o chefe do Executivo determinou que o governo federal cortasse tributos de 40% para 30% em consoles e máquinas de jogos; de 32% para 22% no caso de partes e acessórios dos consoles e das máquinas de jogos de vídeo cujas imagens são reproduzidas numa tela; de 16% para 6% no caso de máquinas de jogos de vídeo com tela incorporada, portáteis ou não, e suas partes.

Vale lembrar que essas alíquotas já haviam sido reduzidas anteriormente, em agosto, quando as taxas variavam de 20% a 50%.

Bolsonaro tem reiterado o interesse em reduzir a carga tributária sobre esses itens, já que o Brasil é um grande mercado para o setor.

Em meio à pandemia da Covid-19 e ao isolamento social determinado por governadores e prefeitos, muita gente precisou encontrar formas alternativas de entretenimento e diversão dentro de casa.

Uma das principais saídas utilizadas pelos brasileiros foram os jogos eletrônicos. Prova disso é que as transações financeiras feitas nas principais plataformas e consoles de jogo cresceram 140% em 2020, de acordo com um estudo publicado pela bandeira de cartões Visa.

Segundo o organizador da ‘Brasil Game Show’, Marcelo Tavares, os brasileiros ocupam o terceiro maior mercado do mundo em número de jogadores – cerca de 60 milhões de pessoas. No entanto, com relação ao faturamento, o país ocupa entre a 10ª e 15ª colocação.

FALE COMIGO: marcos@conexaopolitica.com.br — editor-chefe do Conexão Política e natural de Campo Grande (MS).