Siga-nos nas redes sociais

Digite o que você procura:

Governo

Bolsonaro diz que Petrobras “traiu o povo” e propõe criação de CPI

Presidente defende investigação sobre diretoria e conselho da empresa estatal.

Isac Nóbrega | PR

O presidente Jair Bolsonaro disse nesta última sexta-feira (17) que pretende propor ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a diretoria e o conselho da Petrobras.

A afirmação foi feita após a estatal anunciar um novo reajuste nos preços da gasolina e do diesel, em vigor a partir deste sábado (18). O pedido de CPI deverá ser formalizado na segunda (20).

“Há um apoio fantástico da Câmara dos Deputados, na pessoa do Arthur Lira. Já conversei com um parlamentar que está me acompanhando aqui. Vamos assinar a CPI. Vamos ver os contratos, como são feitos”, declarou o mandatário.

“Conversei agora há pouco, há poucos minutos, com Arthur Lira. Ele está neste momento se reunindo com líderes partidários. E a ideia nossa é propor uma CPI para investigarmos o presidente da Petrobras, seus diretores e também os seus conselhos administrativos e fiscal”, avaliou.

“Nós queremos saber se tem algo errado nessa conduta deles. Porque é inconcebível se conceder um reajuste com o combustível lá em cima e com os lucros exorbitantes que a Petrobras está tendo”, acrescentou.

Para Bolsonaro, a cúpula da Petrobras traiu o povo brasileiro, e o lucro da estatal é uma “coisa que ninguém consegue entender”.

“Ela lucra seis vezes mais do que a média das petrolíferas do mundo. As petroleiras fora do Brasil reduziram sua margem de lucro, continuam tendo lucro, para exatamente atender aos anseios da sua população no momento de crise, porque isso tudo é fruto de uma guerra longe do Brasil”, frisou.

Ainda na sexta, a companhia anunciou o reajuste de 5,2% no preço da gasolina e de 14,2% no preço do diesel. Segundo a empresa pública, o último reajuste da gasolina havia ocorrido há 99 dias e, o do diesel, há 39 dias.

O preço do gás liquefeito de petróleo (GLP), o gás de cozinha, não sofreu reajuste. Em nota para justificar os aumentos, a Petrobras afirmou que tem buscado o equilíbrio dos seus preços com o mercado global.

Comentários

FALE COMIGO: davy@conexaopolitica.com.br — chefe de redação do Conexão Política e natural do Rio de Janeiro (RJ).

Governo

Indicado pelo governo federal, ele foi eleito com 7 votos favoráveis e 3 contrários.

Governo

Presidente afirma que segue confiando em ex-ministro investigado pela PF.

Política

Para a cúpula lulopetista, manobra tem viés político e servirá de bandeira para aliados de Bolsonaro.