ver tudo
Menu Internacional
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Chanceler israelense sobe o tom contra Lula, cobra retratação e fala em ‘cuspe na cara dos judeus’

Ministro das Relações Exteriores de Israel classificou a fala de Lula como ‘promíscua’ e ‘delirante’, além de uma ‘vergonha para o Brasil’.

PUBLICIDADE
Adicione o Conexão Política como sua fonte preferidaAdicione o Conexão como fonte preferida

O chanceler israelense Israel Katz cobrou publicamente nesta terça-feira (20) uma retratação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por ter comparado a ação israelense contra o Hamas ao Holocausto, no último final de semana. O líder internacional retratou a fala de Lula como ‘vergonha’, ‘promíscua’ e um ‘cuspe no rosto dos judeus’.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A pressão pública pelo pedido de desculpas ocorre um dia depois de Israel ter declarado Lula como ‘persona non grata’ no país, ao levar o embaixador brasileiro em Tel Aviv, Frederico Meyer, até o Memorial do Holocausto de Jerusalém para ver de perto as ações de Adolf Hitler contra os judeus.

“Milhões de judeus em todo o mundo estão à espera do seu pedido de desculpas. Como ousa comparar Israel a Adolf Hitler?”, questionou o chanceler.

“Hitler levou milhões de pessoas para guetos, roubou suas propriedades, as usou como trabalhadores forçados e depois, com brutalidade sem fim, começou a assassiná-las sistematicamente. Primeiro com tiros, depois com gás. Uma indústria de extermínio de judeus, de forma ordeira e cruel”, sustentou.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Receba notícias do Conexão Política no seu WhatsAppReceba notícias do Conexão no WhatsApp

O chanceler disse que Israel “embarcou numa guerra defensiva contra os novos nazistas que assassinaram qualquer judeu que viam pela frente”, mencionando as mortes de idosos, bebês, deficientes, entre outras atrocidades.

“Que vergonha. Sua comparação é promíscua, delirante. Vergonha para o Brasil e um cuspe no rosto dos judeus brasileiros. Ainda não é tarde para aprender História e pedir desculpas. Até então continuará sendo ‘persona non grata’ em Israel”, reiterou o chanceler na postagem.

Em meio ao confronto, mais de 115 deputados assinaram um pedido de impeachment contra o presidente brasileiro, sob a acusação de “cometer ato de hostilidade contra nação estrangeira, expondo a República ao perigo de guerra ou comprometendo-lhe a neutralidade”.

Mais do Conexão

Veja mais

Mais lidas

  1. Internacional Nicolás Maduro publica fotos na prisão, aparece sorrindo e faz uso de verso bíblico: ‘Deus proverá’
  2. Internacional EUA notificam Cenipa sobre incidente entre helicóptero de Trump e avião da Embraer; Brasil terá que se explicar
  3. Internacional Número de mortos em enchentes no Nepal e no Tibete sobe para mais de 580, e quase 2 mil seguem desaparecidos
  4. Internacional Fila de brasileiros para curso de drones promovido por traficantes repercute na imprensa internacional