O líder do grupo terrorista Hamas, Ismail Haniyeh, se reuniu na quarta-feira (22) com o primeiro-ministro da Malásia, Mahathir Mohamad, que é notório por suas declarações antissemitas. Durante a reunião, Haniyeh elogiou o que chamou de liderança malaia “corajosa” por apoiar os direitos palestinos, segundo a agência de notícias turca Anadolu.
Os dois se encontraram em Putrajaya, capital administrativa do país, onde avaliaram a situação atual na Palestina, em particular as mais recentes “violações de Israel contra Jerusalém”, disse a Organização Cultural Palestina da Malásia (PCOM). Haniyeh, acompanhado por uma delegação, também enfatizou a importância de “frustrar os planos israelenses”.
Mohamad reiterou sua forte posição em apoiar o povo palestino e sua “justa causa”. Ele enfatizou a necessidade de uma “estratégia abrangente” para fortalecer o povo palestino. Mohamad é primeiro-ministro do país do sudeste asiático desde 2018 e atuou anteriormente em 1981-2003.
Em 2012, ele escreveu em seu blog pessoal que “os judeus governam este mundo por procuração”.
Receba notícias do Conexão Política no seu WhatsAppReceba notícias do Conexão no WhatsAppEm agosto de 2018, Mohamad defendeu seu direito de ser antissemita, argumentando que o antissemitismo é uma construção artificial criada para silenciar os críticos aos judeus. Em outubro daquele ano, o primeiro-ministro da Malásia chamou os judeus de “nariz empinado” e os acusou de criar problemas no Oriente Médio.
Com informações, Arutz Sheva.