ver tudo
Menu Internacional
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

União Europeia aplica sanções inéditas contra hackers chineses, norte-coreanos e russos

PUBLICIDADE
Adicione o Conexão Política como sua fonte preferidaAdicione o Conexão como fonte preferida

A União Europeia lançou nesta quinta-feira (30) novas sanções financeiras contra  seis pessoas e três entidades relacionadas a grandes ataques cibernéticos, incluindo o ataque de ransomware WannaCry de 2017.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Dois cidadãos chineses e quatro oficiais de inteligência militar russos foram nomeados na lista de sanções, juntamente com empresas de tecnologia da China e da Coreia do Norte, e o departamento de tecnologias especiais do serviço de inteligência militar russo, conhecido como Direção Principal do Estado-Maior das Forças Armadas da Federação Russa.

As sanções são as primeiras já impostas sobre crimes cibernéticos pelo bloco econômico europeu.

“Trata-se de uma resposta à tentativa de ciberataque contra a Opaq (Organização para a Proibição das Armas Químicas)”, afirmou o Conselho da UE em um comunicado.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Receba notícias do Conexão Política no seu WhatsAppReceba notícias do Conexão no WhatsApp

O bloco acusou o serviço russo de ter realizado dois ataques cibernéticos em junho de 2017, que atingiram várias empresas na Europa, resultando em grandes perdas financeiras.

O serviço também é acusado de dois ataques cibernéticos contra a rede elétrica da Ucrânia em 2015 e 2016.

A empresa norte-coreana Chosun Expo também foi sancionada sob suspeita de ter apoiado o Lazarus Group, que é considerado responsável por uma série de grandes ataques em todo o mundo.

A empresa também está supostamente ligada a um ataque contra o estúdio de cinema de Hollywood Sony Pictures em 2014.

Mais do Conexão

Veja mais

Mais lidas

  1. Internacional EUA preparam envio de drones de ataque para a América do Sul
  2. Internacional Paraguai é o único país do mundo a votar ao lado de Israel e EUA contra participação da Palestina nas assembleias da ONU
  3. Internacional Novos iPhones: saiba quanto custarão modelos da Apple nos EUA, Brasil e Paraguai; veja comparativo de preços
  4. Internacional Nicolás Maduro publica fotos na prisão, aparece sorrindo e faz uso de verso bíblico: ‘Deus proverá’