ver tudo
Menu Judiciário
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Inquérito contra senador Humberto Costa é arquivado pelo STF

PUBLICIDADE
Adicione o Conexão Política como sua fonte preferidaAdicione o Conexão como fonte preferida

Nesta terça-feira (23), a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu pelo arquivamento do inquérito contra o senador Humberto Costa (PT-PE) no âmbito da Operação Lava Jato.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), o procedimento foi aberto em 2015, a partir do depoimento de delação premiada de Paulo Roberto Costa, ex-diretor de Abastecimento da Petrobras. Segundo o delator, Humberto Costa teria sido beneficiário de R$ 1 milhão para sua campanha eleitoral em 2010.

Por 3 votos a 2, o colegiado finalizou o julgamento que havia sido iniciado no ano passado e entendeu que, após seis anos de investigação, não foram reunidas provas suficientes para manutenção da apuração contra o parlamentar.

Em nota oficial, o senador comemorou o arquivamento do inquérito, criticou a Operação Lava Jato e disse que sempre se colocou à disposição das autoridades.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Receba notícias do Conexão Política no seu WhatsAppReceba notícias do Conexão no WhatsApp

“Hoje, seis anos depois do anúncio pirotécnico, midiático e criminoso daquela lista [Lista do Janot], mais um entre os tantos atos dessa natureza perpetrados pela Lava Jato, com uma perseguição investigatória praticamente inacabável por membros do Ministério Público sem que quaisquer elementos dispusessem contra mim, a Segunda Turma do STF decidiu, por fim, pelo arquivamento do inquérito, dado o imenso e infindável constrangimento ilegal a que estava submetido por essa persecução judicial interminável”, diz o comunicado.

Mais do Conexão

Veja mais

Mais lidas

  1. Judiciário Afastamento, renúncia ou impeachment: 75% dos brasileiros defendem medida contra Moraes, aponta Datafolha
  2. Judiciário Zanin diz que não há entre ministros do STF ‘hierarquia’ e determina que PF entregue dados de Vorcaro ao seu gabinete
  3. Judiciário Dino derruba sigilo do caso ‘Dark Horse’
  4. Judiciário Para salvar Moraes, parte do STF pode adotar um garantismo que nunca aplicou a outros