ver tudo
Menu Legislativo
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Ex-chanceler de Bolsonaro é aprovado para ser embaixador no Canadá

Indicado por Lula ao posto diplomático, Carlos França teve 54 votos favoráveis a seu nome no Senado.

PUBLICIDADE
Adicione o Conexão Política como sua fonte preferidaAdicione o Conexão como fonte preferidaReceba notícias do Conexão Política no seu WhatsAppReceba notícias do Conexão no WhatsApp

O nome do ex-chanceler Carlos França foi aprovado pelo Senado Federal para ocupar o cargo de embaixador do Brasil no Canadá. A votação, realizada na última quarta-feira (2), contou com 54 votos favoráveis, apenas dois contrários e duas abstenções. Indicado pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em junho deste ano, ele já havia recebido a aprovação unânime da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) do Senado no mês seguinte.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Em maio, o governo do Canadá também concedeu o “agrément” para a indicação de Carlos França, ou seja, um acordo diplomático que representa a aceitação de um país à indicação de outro para o cargo de embaixador. Com a aprovação no Senado brasileiro, França agora deve se mudar para a capital canadense, Ottawa, onde assumirá suas funções.

O ex-ministro é um diplomata de carreira, com trajetória no Itamaraty desde 1991. Durante a gestão de Jair Bolsonaro (PL), ocupou o cargo de ministro das Relações Exteriores de abril de 2021 a dezembro de 2022, substituindo Ernesto Araújo. Com vasta experiência e postura discreta, a expectativa é de que sua atuação como embaixador fortaleça as relações bilaterais entre o Brasil e o Canadá.

Mais do Conexão

Veja mais

Mais lidas

  1. Legislativo Alcolumbre, presidente do Senado, sai em defesa de Moraes em meio a escândalo que mira o STF
  2. Legislativo Boulos fala em fim da escala 6 X 1 aprovada ainda antes das eleições de outubro
  3. Legislativo Master: Ciro Nogueira usou família, servidores e dinheiro vivo para ocultar mesada de Vorcaro, aponta PF
  4. Legislativo Conservador derrubado pelo TSE de Moraes tentará chegar ao Congresso em 2026