O Partido Liberal (PL) intensifica a pressão para avançar com o projeto de anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro. Segundo lideranças da oposição, já há 309 sinalizações favoráveis ao mérito da proposta, um número superior ao mínimo necessário de 257 votos e suficiente até para aprovar uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), que exige 308 votos.
Apesar da ampla adesão apontada pela oposição, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), tem evitado acelerar a tramitação e pediu calma nas negociações. O PL e aliados, no entanto, mantêm a estratégia de obstrução total das votações na Casa até conseguirem destravar o projeto.
Os partidos com apoio integral à proposta são o próprio PL, com 92 deputados, e o Novo, com quatro. No Centrão, o PP pode garantir cerca de 90% da bancada, o que representa 44 votos, enquanto o Republicanos deve atingir 95%, com 42 votos. O MDB e o PSD têm projeções menores, com 40% e 80% de adesão, respectivamente, o que garantiria 17 e 35 votos. Todas essas siglas ocupam ministérios no governo Lula.
No levantamento feito até agora, os partidos PT-PCdoB-PV, PDT, PSB, PSOL-Rede e Solidariedade não registraram votos favoráveis ao projeto.
Receba notícias do Conexão Política no seu WhatsAppReceba notícias do Conexão no WhatsAppO líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (RJ), afirmou que intensificará as articulações no decorrer da semana.
Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Seja o primeiro a comentar esta matéria.