Siga-nos nas redes sociais

Digite o que você procura:

Mundo

Biden assina decreto que pode acabar com maioria conservadora da Suprema Corte dos EUA

President Joe Biden signs two executive orders on healthcare Thursday, Jan. 28, 2021, in the Oval Office of the White House. (Official White House Photo by Adam Schultz)

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou na sexta-feira (9) que seu governo determinou a criação de uma “comissão de especialistas” para reformar a Suprema Corte do país.

Durante a campanha, ele já havia aventado a possibilidade de expandir o número de juízes ou estabelecer limites de mandatos.

O mandatário assinou uma ordem executiva para determinar o início das atividades da comissão, que terá duração de 6 meses. Após esse período, o colegiado emitirá suas recomendações ao governo.

O grupo debaterá a duração do mandato dos juízes, quantidade de magistrados, forma como o Tribunal seleciona os assuntos sobre os quais se pronuncia e suas regras e práticas.

“Essa iniciativa faz parte do compromisso do governo de estudar medidas para melhorar a Justiça Federal”, argumentou a Casa Branca, em nota oficial.

A ação do governo Biden foi criticada por congressistas do Partido Republicano. De acordo com o líder republicano no Senado, Mitch McConnell, a maioria dos cidadãos norte-americanos se opõe a uma reforma da Suprema Corte.

O parlamentar afirmou que, com a medida, Joe Biden faz um “ataque direto” ao Poder Judiciário do país.

“Esse falso estudo acadêmico, de um problema inexistente, encaixa-se perfeitamente na campanha de anos dos liberais [esquerdistas] para politizar a Corte, intimidar seus membros e subverter a sua independência”, disparou.

No ano passado, o ex-presidente Donald Trump expandiu a maioria conservadora no Tribunal para 6 a 3 ao indicar a juíza Amy Coney Barrett na vaga deixada após o falecimento de Ruth Bader Ginsburg.

Comentários

FALE COMIGO: marcos@conexaopolitica.com.br — editor-chefe do Conexão Política e natural de Campo Grande (MS).

Mundo

Defesa dos EUA diz que atividade mostra desenvolvimento contínuo do programa nuclear do regime comunista.

Mundo

Ex-presidente americano fez declarações enquanto comentava luta entre Holyfield e Belfort.

Mundo

Naquela manhã de terça-feira, 4 atentados mataram quase 3 mil pessoas no país.

Mundo

Medida vale para funcionários federais e empresas com mais de 100 colaboradores.