CONEXÃO POLÍTICA
ver tudo
Menu Internacional
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Congressistas democratas pedem reconhecimento imediato do resultado eleitoral no Brasil

O senador Bernie Sanders defendeu o rompimento das relações bilaterais em caso de golpe.

PUBLICIDADE
Adicione o Conexão Política como sua fonte preferidaAdicione o Conexão como fonte preferida

Parlamentares dos Estados Unidos começaram a lançar ofensivas no Senado e na Câmara com projetos para pressionar o imediato reconhecimento do resultado das eleições brasileiras, marcadas para o mês de outubro.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A iniciativa é capitaneada pelo senador Bernie Sanders. No texto, ele quer que o governo de Joe Biden reconheça automaticamente quem quer que seja eleito presidente em outubro. Em caso de golpe, pede que as relações entre os países sejam suspensas.

Caso aprovada, a resolução define que o Senado defenderá que seja empossado como chefe do Executivo quem for reconhecido vencedor pela Justiça Eleitoral brasileira.

Vale lembrar que o instrumento, apesar de estar em andamento no Legislativo, não tem força de lei nem obrigaria a Casa Branca a adotar a mesma posição.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Receba notícias do Conexão Política no seu WhatsAppReceba notícias do Conexão no WhatsApp

A pauta precisa ser aprovada pela maioria simples dos parlamentares presentes em uma sessão. Ainda não há previsão para que ela seja colocada em votação.

Além de Bernie Sanders, assinaram a representação os seguintes senadores democratas: Elizabeth Warren, Tim Kaine, Richard Blumenthal, Patrick Leahy e Jeff Merkley. Na Câmara, o texto leva o nome dos deputados democratas Jamie Raskin, Sara Jacobs e Raúl M. Grijalva.

“O destino da democracia brasileira, que está sob ataque diário do presidente Bolsonaro, e das relações entre EUA e Brasil será decidido nas próximas eleições”, declarou o senador Patrick Leahy em comunicado. “O governo Biden deve deixar inequivocamente claro que os custos de subverter uma eleição livre e justa serão imediatos e severos”, acrescentou.

Em agosto, em entrevista à Folha de S.Paulo, Bernie Sanders evitou criticar o presidente Jair Bolsonaro (PL), mas disse que “se o resultado [da eleição] se desdobrar em algo ilegal, se houver um golpe militar que coloque no lugar um governo ilegal, os EUA têm que deixar isso muito claro: o Brasil não terá apoio, financeiro ou de qualquer outro modo”.

Comentários (0)

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Os comentários estão fechados para esta matéria.

Seja o primeiro a comentar esta matéria.

Mais do Conexão

Veja mais

Mais lidas

  1. Internacional Em desequilíbrio, Lula abre crise com o Paraguai e pode abalar mais uma relação diplomática
  2. Internacional Itamaraty convoca embaixador argentino após Milei chamar Moraes de ‘tirano’ e ‘lixo careca’
  3. Internacional Nova ordem dos Estados Unidos atinge o mundo e provoca temor no mercado brasileiro
  4. Internacional Pelo 11º dia consecutivo, forças americanas atacam infraestrutura militar do Irã