Siga-nos nas redes sociais

Digite o que você procura:

Mundo

Esquerda no poder: ex-guerrilheiro Gustavo Petro é eleito presidente da Colômbia

Vitória do candidato ‘ultravermelho’ preocupa lideranças democráticas e marca ascensão da esquerda no país.

Arquivo | Reprodução

Gustavo Petro é o novo presidente da Colômbia. Ex-guerrilheiro, o representante da esquerda derrotou Rodolfo Hernandez e foi eleito no segundo turno das eleições, realizadas neste domingo, 19.

De forma articulada, Petro tem se preparado para ampliar o que ele chama de “condições sociais e econômicas” do país. Com um histórico intrigante, ele é um ex-membro do movimento guerrilheiro M-19. Em 1985, foi preso por posse ilegal de armas. Ao todo, cumpriu 18 meses de detenção na cadeia.

Em 2010, Petro concorreu pela primeira vez à presidência, mas somou pouco mais de 9% dos votos. Em 2018, novamente candidato presidencial, foi alvo de dossiês por sua grande amizade com o falecido venezuelano Hugo Chávez. À época, a oposição o acusou de querer transformar o país em uma Venezuela.

Agora, com sua vitória consolidada, o esquerdista seguirá acenando em favor de pautas questionáveis, a exemplo da ideia de adotar bandeiras de altos impostos sobre os mais ricos.

Aqui, no Brasil, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem defendido a medida, alegando que é preciso taxar de modo incisivo as grandes fortunas.

Comentários

FALE COMIGO: raul@conexaopolitica.com.br — diretor de redação do Conexão Política e natural de Recife (PE).

Mundo

Líderes de esquerda ao redor do mundo festejam o anúncio.

Enquetes

Apesar da maioria da população ser contrária ao aborto, debate sobre o tema voltou a ganhar destaque após a Colômbia descriminalizar o feticídio até...

Mundo

O presidente da Colômbia, Iván Duque, elogiou o aumento da influência da China em seu país e, nas redes sociais, demonstrou a Xi Jinping...

Mundo

Em 16 de janeiro, a revista colombiana ‘Semana’ publicou um documento intitulado “Cuba: O Dossiê Secreto. A indevida estratégia de interferência de Cuba na...