Conecte-se conosco

Mundo

Honduras abrirá embaixada em Jerusalém neste mês

Published

em

Kobi Gideon | GPO

Honduras abrirá uma embaixada em Jerusalém neste mês, disse o presidente do país nesta quinta-feira (10), em uma tentativa de estreitar relações após décadas de operação diplomática em Tel Aviv, informou o The Times of Israel.

A nação centro-americana abriu anteriormente um escritório comercial em Jerusalém.

Israel deve abrir um escritório diplomático em Tegucigalpa, capital de Honduras, em resposta, depois de abrir um escritório de representação temporário na capital hondurenha em agosto passado.

“Vamos formalizar o que já realizamos passo a passo, que é a instalação de nossa embaixada em Jerusalém”, disse o presidente hondurenho Juan Orlando Hernandez.

Ele acrescentou que a mudança “vai nos capacitar no lado agrícola, no campo da inovação e no campo do turismo”.

Em setembro passado, após um telefonema entre o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, e Hernandez, Israel havia dito que as embaixadas mútuas seriam abertas até o final de 2020. Isso não acabou acontecendo, aparentemente devido à pandemia.

Honduras se junta a um número pequeno, mas crescente de nações com embaixadas em Jerusalém, incluindo os Estados Unidos, Kosovo e sua vizinha, a Guatemala.

Honduras reconheceu Jerusalém como a capital de Israel em agosto de 2019 e, um mês depois, abriu um escritório comercial em Jerusalém como uma extensão da embaixada de Honduras em Rishon Lezion.

Em janeiro de 2020, Honduras declarou oficialmente o Hezbollah uma organização terrorista em uma ação elogiada por Jerusalém.

Em 2017, o então presidente dos EUA, Donald Trump, reconheceu Jerusalém como a capital de Israel e mudou oficialmente a embaixada americana para lá em 2018. A Guatemala fez o mesmo logo depois.

Cristã e Correspondente Internacional na Europa.