Siga-nos nas redes sociais

Digite o que você procura:

Mundo

Itamaraty abre postos para ajudar brasileiros a deixar a Ucrânia

Um fica na cidade de Lviv e o outro em Chisinau, na Moldávia

Reprodução / Agência Brasil

O Itamaraty anunciou a abertura de dois postos de atendimento consular para “aperfeiçoar os mecanismos emergenciais de assistência aos cidadãos brasileiros que buscam deixar a Ucrânia”. Os locais vão auxiliar na emissão de documentos de viagem e na “retirada, ordenada e segura”, de brasileiros do território ucraniano.

Um dos postos fica na cidade de Lviv, perto da fronteira com a Polônia, país para onde os brasileiros, em grande parte, estão se dirigindo. O outro fica em Chisinau, capital da Moldávia. Essa base vai facilitar a assistência a brasileiros que buscam sair da Ucrânia pela  Romênia, em razão do conflito com a Rússia, segundo informações da Agência Brasil.

Casos de emergência

“Por força da deterioração da situação de segurança em Kiev, embaixadas de vários outros países têm igualmente estabelecido missões de apoio fora da capital da Ucrânia, sobretudo em Lviv”, disse o Itamaraty, em nota emitida na noite de ontem (1º).

“Em casos de emergência, o plantão consular brasileiro pode ser contatado pelo número de telefone +55 61 98260-0610”, acrescentou. A embaixada em Kiev, na Ucrânia, lembrou o Ministério das Relações Exteriores, continua transmitindo orientações por meio de mensagens no site, na página no Facebook e por um grupo no Telegram.

Comentários

FALE COMIGO: davy@conexaopolitica.com.br — chefe de redação do Conexão Política e natural do Rio de Janeiro (RJ).

Mundo

Stoltenberg cobrou apoio constante dos aliados de Kiev no momento em que a Rússia foca no leste do país.

Política

André Bahi era integrante de legião que lutava em defesa do país

Mundo

Combatentes ficaram presos na siderúrgica de Azovstal por semanas.

Mundo

Gigante do streaming impõe retaliações após a invasão ao território da Ucrânia.