Siga-nos nas redes sociais

Digite o que você procura:

Mundo

Justiça britânica aprova pedido dos EUA para extradição de Assange, do WikiLeaks

Ele é acusado de violar a lei de espionagem e conspirar para hackear sistemas do governo americano.

Twitter Stella Moris

O fundador do WikiLeaks, Julian Assange, ficou nesta sexta-feira (10) um passo mais próximo de enfrentar as acusações criminais nos Estados Unidos, de violar leis de espionagem e conspirar para invadir computadores do governo, depois que a Casa Branca venceu uma apelação por sua extradição em um tribunal inglês.

Autoridades americanas imputam ao australiano, de 50 anos, 18 acusações relacionadas à divulgação de grandes quantidades de registros militares confidenciais e cabos diplomáticos que o país alega terem colocado vidas em perigo.

Os apoiadores de Assange o retratam como um herói antissistema, vitimado pelos EUA por expor erros do país no Afeganistão e no Iraque.

Os americanos venceram uma apelação contra o veredito de um juiz de Londres, segundo o qual Assange não deveria ser extraditado porque provavelmente cometeria suicídio em uma prisão dos Estados Unidos. Cabe recurso.

Assange, que nega qualquer irregularidade, não estava no tribunal. Ele continua na prisão londrina de alta segurança de Belmarsh, onde encontra-se detido há mais de dois anos e meio.

Procuradores dos EUA e autoridades de segurança ocidentais o veem como um inimigo do Estado irresponsável e perigoso, cujas ações puseram em risco a vida de agentes mencionados no material vazado.

Comentários

FALE COMIGO: marcos@conexaopolitica.com.br — editor-chefe do Conexão Política e natural de Campo Grande (MS).

Mundo

Líderes do Grupo de Puebla criticam a Justiça britânica por aceitar extradição do fundador do WikiLeaks.

Política

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que já afirmou que pretende regulamentar os meios de comunicação, além de cogitar a prisão de jornalistas...

Últimas

A Polícia Civil do Rio de Janeiro intimou o youtuber Felipe Neto a depor por suposto crime previsto na Lei de Segurança Nacional (LSN)....

Mundo

O parlamento da China aprovou na quinta-feira (11) um projeto de lei para mudar o sistema eleitoral de Hong Kong, reduzindo ainda mais a...

----- CLEVER ADS -----