Siga-nos nas redes sociais

Digite o que você procura:

Mundo

Rússia diz que viagem de Pelosi a Taiwan é ‘clara provocação’ contra China

Ministério das Relações Exteriores russo pede aos EUA que reconheçam ‘nova realidade geopolítica’.

ΝΕΑ ΔΗΜΟΚΡΑΤΙΑ | Flickr

O governo de Vladimir Putin chamou a viagem diplomática da presidente da Câmara dos EUA, Nancy Pelosi, a Taiwan como “uma clara provocação”. Em um comunicado oficial, a Rússia defendeu que a China adote “medidas necessárias” para defender sua soberania.

“Vemos a visita [de Pelosi a Taipei] como uma clara provocação no espírito da linha agressiva dos EUA de contenção abrangente da República Popular da China. Acreditamos que as relações entre os lados do Estreito de Taiwan são um assunto puramente interno da China. O lado chinês tem o direito de tomar as medidas necessárias para proteger sua soberania e integridade territorial na questão de Taiwan”, afirma o texto divulgado pelo Ministério das Relações Exteriores russo.

Ainda de acordo com a nota, Moscou reafirma sua posição de reconhecer o regime chinês como único e alerta para que as autoridades da Casa Branca não se envolvam com a questão política da região.

“Pedimos a Washington para que se abstenha de ações que prejudiquem a estabilidade regional e a segurança internacional e reconheça a nova realidade geopolítica, na qual não há mais espaço para a hegemonia norte-americana”, acrescenta.

Conforme noticiado por este jornal digital, Nancy Pelosi pousou na capital de Taiwan nesta última terça-feira (2) para compromissos com autoridades do país. Nas redes sociais, a congressista disse que os EUA vão “honrar o compromisso inabalável em apoiar a vibrante democracia” da ilha.

Comentários

FALE COMIGO: marcos@conexaopolitica.com.br — editor-chefe do Conexão Política e natural de Campo Grande (MS).

Mundo

Segundo Pequim, autoridades japonesas 'se comportaram mal' ao falar sobre as tensões na região.

Mundo

Ministério da Defesa taiwanês diz que China lançou 11 mísseis em águas perto da ilha.

Mundo

Avião militar com a congressista dos EUA pousou às 11h43 de Brasília.

Mundo

Há expectativa de que a presidente da Câmara dos EUA, Nancy Pelosi, visite a ilha.

----- CLEVER ADS -----