Siga-nos nas redes sociais

Digite o que você procura:

Mundo

‘Não vamos provocar, mas vamos nos defender’, afirma presidente de Taiwan

Ministério da Defesa taiwanês diz que China lançou 11 mísseis em águas perto da ilha.

CSIS | Flickr

A presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, afirmou nesta quinta-feira (4) que seu país busca a paz e não provocará conflitos, mas defenderá firmemente sua soberania e segurança nacional.

A declaração foi proferida depois que o regime comunista chinês realizou exercícios militares perto da ilha, com mísseis que chegaram a atingir o mar do Japão.

A tensão na região asiática aumentou nos últimos dias em razão da visita da presidente da Câmara dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, ao território taiwanês.

A China considera Taiwan como parte de seu território, mesmo a nação capitalista sendo governada de forma independente de Pequim desde 1949.

Mais cedo, o governo relatou que foguetes chineses de longo alcance caíram perto de suas ilhas de Matsu, Wuqiu e Dongyin, que estão no Estreito de Taiwan, mas localizadas mais perto do continente do que da ilha principal.

Taiwan também acusou a China de “seguir o exemplo da Coreia do Norte de testes arbitrários de mísseis em águas próximas a outros países”, em um comunicado oficial divulgado pelo Ministério das Relações Exteriores.

As ações militares chinesas na região causaram interrupções nos horários de aeronaves e navios, com alguns voos internacionais cancelados e outras embarcações instadas a usar rotas alternativas para vários portos da ilha.

Comentários

FALE COMIGO: marcos@conexaopolitica.com.br — editor-chefe do Conexão Política e natural de Campo Grande (MS).

Mundo

Segundo Pequim, autoridades japonesas 'se comportaram mal' ao falar sobre as tensões na região.

Mundo

Ministério das Relações Exteriores russo pede aos EUA que reconheçam 'nova realidade geopolítica'.

Mundo

Avião militar com a congressista dos EUA pousou às 11h43 de Brasília.

Mundo

Há expectativa de que a presidente da Câmara dos EUA, Nancy Pelosi, visite a ilha.

----- CLEVER ADS -----