Siga-nos nas redes sociais

Digite o que você procura:

Mundo

Tecnologia inovadora extrai água potável do ar

Pesquisadores da Faculdade de Engenharia Civil e Ambiental do Instituto Israelense Technion projetaram e implementaram uma tecnologia patenteada para extrair umidade do ar. Espera-se que o novo protótipo seja altamente eficiente em termos de energia, custo-benefício e elimine as barreiras anteriores ao emprego da coleta de umidade atmosférica.

Funcionamento
O sistema separa o vapor de água do ar usando um subsistema dessecante líquido. O dessecante líquido, carregado de umidade, entra em um sistema de condensação-dessorção, onde o resfriamento e condensação são realizados somente no vapor de água extraído, em vez de no ar úmido, economizando assim a energia para resfriar o ar seco (como é feito em sistemas de resfriamento direto).

Sistema do Instituto Israelense Technion

O processo opera como um sistema de estágio único, uma vez que o vapor é absorvido pelo dessecante líquido, que é então circulado para os subsistemas de separação e condensação (sem o ar). Possíveis fontes de energia para a dessorção de vapor incluem calor de baixa qualidade ou um aquecedor solar. Um trocador de calor pode ser usado, se o calor indesejado do regenerador puder ser usado para aquecer o dessecante carregado, antes do estágio de regeneração. Ainda que isso seja altamente dependente das condições ambientais e possa ser controlado durante a operação.

Utilidade
“Planejamos administrar o sistema durante todo o verão e extrair água potável da atmosfera (úmida)”, diz o professor Broday.

Em comparação com os sistemas concorrentes que utilizam o resfriamento direto do ar, espera-se que este novo sistema seja significativamente mais eficiente em termos energéticos. Mas isso ainda precisa ser confirmado experimentalmente e conforme o planejado, os testes serão realizados nos próximos meses.

Durante um ano inteiro de operação, os cientistas estarão otimizando o protótipo, comparando as previsões com os efeitos em tempo real do clima e das estações do ano.

Fonte: T3 – Technion Technology Transfer

Comentários

Correspondente internacional na Europa.

Congresso

No encontro, foram discutidas alterações em projetos que tratam da questão ambiental.

Mundo

Sintomas foram observados em uma mulher grávida. Ela não estava vacinada contra a Covid-19.

Mundo

O incidente foi o segundo ataque na região em quatro dias.

Saúde

No país, 85% da matriz de eletricidade são renováveis.