Siga-nos nas redes sociais

Digite o que você procura:

Mundo

Venezuela continua liderando pior desempenho econômico da América Latina e Caribe

País socialista de Maduro deverá sofrer forte retração econômica este ano.

Eneas De Troya | Flickr

A Venezuela socialista de Nicolás Maduro continua liderando o pior desempenho econômico da região ao integrar a pequena lista de países da América Latina e do Caribe que sofrerão retração econômica este ano.

O país lidera o ranking de pior desempenho econômico do continente (-4%), seguido pelo Haiti (-1,3%) e o Suriname (-1%). As estimativas para o regime permanecem as mesmas de julho.

A outrora potência latino-americana, que registra sete anos sustentados de queda do Produto Interno Bruto (PIB), lidera os piores desempenhos econômicos.

A Venezuela também enfrenta a maior taxa de inflação do bloco, por exemplo, a inflação interanual calculada pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) foi de 2.719,5% até junho deste ano.

O segundo país com pior desempenho econômico é o Haiti, que em 14 de agosto deste ano sofreu um terremoto de magnitude 7,2 que deixou um saldo de 2.189 mortos, 12 mil feridos e 32 desaparecidos, segundo dados oficiais atualizados até 18 de agosto. O desastre natural destruiu mais de 7 mil casas e danificou mais de 12 mil. Além disso, o país enfrenta uma crise institucional após o assassinato do presidente Jovenel Moise, em 7 de julho.

A CEPAL estima que neste ano a América Latina e o Caribe crescerão 5,9% e, para 2022, projeta-se uma desaceleração do crescimento, que chegará a 2,9%.

A instituição alerta que o crescimento projetado para 2021 não será suficiente para recuperar o patamar de 2019.

A comissão sinaliza que a crise ocasionada pela Covid-19 agravou os problemas estruturais da região, como a baixa produtividade e o investimento; alta informalidade, desemprego, desigualdade e pobreza.

Com informações, CEPAL.

Comentários

Cristã e Correspondente Internacional na Europa.

Mundo

Ditador afirma que declarações do brasileiro sobre a Covid-19 são “loucuras típicas de um extremista de direita”.

Governo

Com apoio russo, ditador socialista realiza mobilização de um grande exercício militar na região.

Mundo

Alex Saab estava detido em Cabo Verde desde o ano passado por acusações de lavagem de dinheiro.

Mundo

Empreiteira brasileira obteve vantagens por meio de contratos no país socialista.