Siga-nos nas redes sociais

Digite o que você procura:

Mundo

VÍDEO: Milhares de crianças são erguidas aos céus em evento pró-família na Hungria

O ato ‘Crianças nas alturas!’ tem como objetivo encorajar casais a ter filhos e constituir família.

Reprodução | MTI | Gyereket a magasba! 2019

O evento anual pró-família ‘Gyereket a magasba!’ (“Crianças nas alturas!”, em tradução literal) foi organizado pela quarta vez pelos movimentos conservadores ‘Hungria Amiga da Família’ e ‘Movimento dos Três Príncipes, Três Princesas’.

Não se trata de apenas um evento divertido para a família, mas também uma festividade paralela à 4ª Cúpula Demográfica de Budapeste ocorrida na quinta-feira (23), que contou com a presença de muitos líderes conservadores da região.

O ‘Crianças nas alturas!’ tem como objetivo encorajar casais a ter filhos e constituir família.

O evento ocorreu neste último sábado, 25 de setembro de 2021, e contou com a presença de muitas famílias na capital Budapeste e em muitas outras cidades da Hungria, até mesmo além das fronteiras. A solenidade também teve participação de famílias que, de suas casas, enviaram aos organizadores uma foto ou vídeo do ato de erguer os filhos.

Segundo a organização do encontro, “é uma sensação edificante erguer uma criança. […] Filho é o maior valor, uma fonte de felicidade, e viver em família é bom”.

De acordo com o jornal húngaro Index, mais de 10 mil pessoas participaram de eventos semelhantes em toda a Hungria e até mesmo em cidades nos antigos territórios da Hungria histórica. O evento costuma ser acompanhado por programas familiares e infantis em muitas cidades.

Confira no vídeo abaixo as imagens do evento pró-família.

4ª Cúpula Demográfica de Budapeste

Durante a 4ª Cúpula Demográfica de Budapeste (23 a 24 de setembro), uma declaração para promover as famílias e a procriação foi assinada pelos líderes governamentais presentes.

“As famílias, a base de nossas sociedades, estão sob ataque das forças liberais ocidentais, mas não vamos ceder”, declarou o primeiro-ministro húngaro, Viktor Orban, na abertura da conferência.

Os participantes da cúpula concluíram que “não há alternativa para a família” e concordaram que “não há desenvolvimento futuro sustentável sem mais filhos nascidos”, segundo Katalin Novák, a ministra húngara encarregada dos assuntos familiares, em seu discurso encerrando o evento de dois dias.

Novák apelou a um compromisso firme e contínuo com a representação dos valores tradicionais e a aprovação de decisões sobre medidas que apoiem o estabelecimento de uma família e a criação dos filhos. Ela destacou a importância do evento, dizendo que “é preciso ter essas oportunidades quando podemos conversar e pensar juntos”.

A ministra saudou o fato de o encontro deste ano ter contado com a participação de altos funcionários do governo de oito estados membros da UE, acrescentando esperança de que “em 2030 a maioria dos estados membros da UE serão pró-família”.

“No que nos diz respeito, vamos trabalhar para conseguir isso”, afirmou Novák.

Comentários

Cristã e Correspondente Internacional na Europa.

Mundo

Primeiro-ministro da Hungria afirmou que, com relação à pandemia, 'o difícil ainda está por vir'.

Mundo

Líderes da Espanha e da Hungria mantiveram conversas bilaterais.

Mundo

Judit Varga afirmou que juízes da UE fizeram Budapeste 'praticamente apoiar o tráfico de pessoas'.

Mundo

"Cada vez mais pessoas nos consideram um exemplo e aceitam nossos conselhos", declarou.