Janja faz participação em live retransmitida pela TV Brasil, cita ação do governo Lula e é criticada na web

A primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja, fez uma participação nesta terça-feira (7) no quadro “Papo de Respeito”, retransmitida pelas plataformas digitais da TV Brasil, veículo público de comunicação da EBC (Empresa Brasil de Comunicação).

A roda teve como tema o “enfrentamento à violência contra a mulher”e contou com a presença da ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, além da atriz Luana Xavier.

De ímpeto, ao abrir a transmissão ao vivo, a primeira-dama mencionou o chefe do Executivo nacional.

— Uma das peças-chave da campanha do presidente Lula foi a recriação do Ministério das Mulheres. A gente vem enfrentando o aumento no número de feminicídios nos últimos anos. A gente vai falar um pouco sobre isso e como a mulher pode se defender — declarou Janja.

Logo depois, sem apresentar provas, a primeira-dama relacionou o aumento desses crimes contra mulheres com o crescente acesso dos brasileiros ao porte de arma de fogo.

— Em 2018, nós tivemos 1.229 casos de feminicídio. Em 2019, já foram 1.330. Em 2020, 1.354. Em 2021, 1.341. E no primeiro semestre de 2022, sendo que os números ainda não estão finalizados, já foram 700 casos. E eu tenho comigo que há uma relação direta dos casos de feminicídio com o aumento do porte de armas que foi banalizado no Brasil — sustentou a esposa de Lula.

A participação, no entanto, não agradou os internautas. Diversos usuários criticaram a inclusão de Janja na grade da TV Brasil.

A reprovação, inclusive, partiu até mesmo de simpatizantes do lulipetismo.

— A primeira-dama, Rosângela da Silva, estreou como apresentadora da TV Brasil, emissora pública, mentida pela EBC, que de acordo com a Constituição, deveria ser independente do governo. Em um desvirtuamento da empresa, Janja estrou falando sobre ações do presidente Lula — escreveu o jornalista Renato Souza.

— É falso que a primeira-dama Janja era apenas uma convidada em um programa transmitido nas redes da TV Brasil. Apesar do problema de áudio inicial, fica claro que ela é quem apresenta a atração e anuncia duas convidadas. Logo no 1º minuto, ela cita a campanha de seu marido, Lula — disse o também jornalista Samuel Pancher.

Em nota, a assessoria da primeira-dama, Janja, afirmou que “a TV Brasil Gov é um canal nas redes sociais e foi usada numa ação interministerial, para a divulgação de temas de interesse público”. Disse também que não se trata de um programa na TV Brasil e que ela deverá fazer outras ações do tipo.


📲 Sabia que você pode se manter informado e receber atualizações em tempo real sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Esta informação, assim como todos os conteúdos do Conexão Política, são publicados primeiro no nosso Aplicativo de notícias, disponível para Android e iOS. Procure “Conexão Política” na sua loja de aplicativos e baixe-o agora mesmo em seu celular. É 100% gratuito! Ou, se preferir, clique aqui.

Leia também