Siga-nos nas redes sociais

Digite o que você procura:

Política

Câmara dos Deputados abre sessão para eleger novo presidente da Casa

A Câmara dos Deputados acaba de abrir a sessão que decide, nesta segunda-feira (1º), quem será o novo presidente pelos próximos dois anos.

A eleição do novo comandante da Casa também marca a abertura do ano para o Poder Legislativo.

Disputam o cargo os seguintes parlamentares: Arthur Lira (PP), Baleia Rossi (MDB), André Janones (Avante), Alexandre Frota (PSDB), Fábio Ramalho (MDB), General Pertenelli (PSL), Kim Kataguiri (DEM), Luiza Erundina (PSOL) e Marcel Van Hattem (NOVO).

Arthur Lira e Baleia Rossi polarizam a disputa. O primeiro é apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro.

Integram o bloco de Lira os seguintes partidos: PSL, PP, PSD, PL, Republicanos, Podemos, PTB, Patriota, PSC, Pros e Avante.

O processo de votação será presencial e secreto, com 21 urnas eletrônicas distribuídas pelo Plenário e pelos salões Verde e Nobre, espaços que ficarão restritos aos parlamentares.

Iniciado o processo de votação, cada urna receberá até cinco deputados por vez, de forma a evitar aglomerações e manter o distanciamento. Cada parlamentar registrará os 11 votos de uma só vez na urna eletrônica.

A apuração é realizada por cargo, iniciando-se pelo presidente da Câmara. Para ser eleito, o candidato precisa da maioria absoluta dos votantes em primeira votação ou ser o mais votado no segundo turno. Depois de eleito o novo presidente, são apurados os votos dos demais integrantes da Mesa.

Comentários

Economia

Mercado financeiro espera por nova alta da Selic para 9,25% ao ano.

Mundo

Nesta terça-feira (30), a Rússia reiterou a parceria estratégica com o Brasil e comemorou a entrada do país, em janeiro de 2022, no Conselho...

Saúde

Sistema combina três funções importantes: controle motor intuitivo, cinestesia de toque e preensão, a sensação intuitiva de abrir e fechar a mão.

Governo

Segundo o governo, trata-se de um ataque ransomware, em que os invasores geralmente pedem dinheiro em troca de dados sequestrados.