Siga-nos nas redes sociais

Digite o que você procura:

Política

Ceticismo com mudança climática é obstáculo a ser superado, afirma Barroso

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou nesta segunda-feira (21) que o ceticismo em relação às mudanças climáticas é um dos principais obstáculos a serem superados na área ambiental.

A declaração foi dada durante abertura de audiência pública convocada pelo próprio STF para tratar de questões ambientais.

Barroso é relator de uma ação de descumprimento de preceito fundamental (ADPF) que questiona a suposta paralisação do Fundo sobre Mudança do Clima pelo governo.

Na abertura, o ministro disse que devem ser abordados temas mais amplos a respeito do meio ambiente, com o objetivo de informar e preparar o tribunal para o julgamento da ação. Em seguida, ele citou o que considera serem as grandes questões ambientais de nosso tempo, dando destaque ao aquecimento global.

Depois, ao enumerar o que considera um dos maiores desafios ligados às mudanças climáticas, Barroso citou “uma mistura de ceticismo com desconhecimento, apesar de a grande maior parte dos cientistas afirmarem peremptoriamente que esse é um grande problema e vem se agravando”.

Ainda segundo o ministro, o impacto ambiental que se produz hoje, sobretudo em termos de emissões ou de desmatamento, só vai produzir efeitos reais e negativos daqui a 25 anos ou, às vezes, daqui a 50 anos.

“Ou seja, daqui a uma ou duas gerações, o que leva a um certo egoísmo inato na condição humana a adiar soluções que, na verdade, são urgentes”, disse.

Antes de encerrar sua fala, Barroso afirmou que a convocação da audiência tem objetivo somente para instruir o Supremo a respeito das políticas ambientais, sem haver posição da Corte a favor ou contrária a determinado posicionamento.

“É uma audiência a favor do Brasil e da Constituição e não, em nenhuma hipótese, contra ninguém”, garantiu.

As informações são da Agência Brasil.

Comentários

FALE COMIGO: marcos@conexaopolitica.com.br — editor-chefe do Conexão Política e natural de Campo Grande (MS).

Mundo

Nesta terça-feira (30), a Rússia reiterou a parceria estratégica com o Brasil e comemorou a entrada do país, em janeiro de 2022, no Conselho...

Política

Mandatário russo disse que quer estreitar a cooperação bilateral em diversas áreas.

Política

Entusiasta do isolamento, Barroso participou do encerramento de um evento jurídico.

Economia

Ritmo de recuperação é menos intenso que o previsto inicialmente.