Siga-nos nas redes sociais

Digite o que você procura:

Política

Navegação anônima do Google não é anônima, diz processo nos EUA

Procurador do Texas afirma que o modo privado não desativa a coleta de dados.

Mitchell Luo | Unsplash

O mecanismo de busca do Google segue absorvendo dados de usuários mesmo daqueles que utilizam a função navegação anônima, revelou o procurador-geral do estado do Texas, Ken Paxton, na última quinta-feira (19).

Ele apresentou um adendo a um processo aberto contra a companhia no início do ano.

Os estados norte-americanos Texas, Indiana, Washington e o Distrito de Columbia ajuizaram ações separadas contra a Big Tech sobre o que classificaram como “práticas enganosas de rastreamento de localização que invadem a privacidade dos usuários”.

Segundo Paxton, a navegação anônima é uma função que deveria implicar em um não rastreamento do histórico de pesquisa, atividade e localização do usuário pelo Google, mas isso não acontece.

A ação afirma que a opção da navegação privada inclui “a visualização de sites altamente pessoais que podem indicar, por exemplo, histórico médico e orientação política ou sexual do usuário. Ou, talvez, o usuário queira comprar um presente para alguém sem que a pessoa descubra a surpresa ao ser bombardeada por anúncios direcionados.”

Na petição, o procurador-geral argumenta que, “na realidade, o Google coleta secretamente uma série de dados pessoais, mesmo quando um usuário aciona o modo de navegação anônima”.

Em janeiro deste ano, a gigante da tecnologia garantiu que esse tipo de acusação “é baseada em alegações imprecisas e afirmações desatualizadas sobre nossas configurações”. A companhia disse respeitar “recursos de privacidade em nossos produtos e fornecer controles robustos para dados de localização”.

Comentários

FALE COMIGO: marcos@conexaopolitica.com.br — editor-chefe do Conexão Política e natural de Campo Grande (MS).

Judiciário

Rede sociais se manifestaram no inquérito sigiloso que apura supostos atos antidemocráticos.

Últimas

A Terceira Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu, nesta última quarta-feira (26), manter a decisão que obrigou o Google a entregar à...

Exclusivo

Por muito e muito tempo houve rumores e desconfianças de que as redes sociais teriam tendências político/ideológicas e estariam censurando contas e postagens de...

Últimas

O Google, Twitter, Facebook e outras plataformas e entidades divulgaram uma nota pedindo que o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), retire de pauta...