ver tudo
Menu Política
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Governo Trump dá aval à CIA para agir pela queda de Maduro na Venezuela

Decisão, antecipada pelo New York Times, intensifica pressão dos EUA sobre o regime de Nicolás Maduro e provoca reação de Caracas.

PUBLICIDADE
Adicione o Conexão Política como sua fonte preferidaAdicione o Conexão como fonte preferida

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou nesta quarta-feira (15) que autorizou a Agência Central de Inteligência (CIA) a conduzir operações secretas na Venezuela com o ponto declarado de enfraquecer e, em última instância, retirar do poder o presidente Nicolás Maduro. A pauta foi antecipada pelo The New York Times e, segundo relatos, discutida em detalhes com assessores da ala linha‑dura do governo norte‑americano.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Em declaração à imprensa na Casa Branca, Trump disse que a Venezuela “está sentindo a pressão” e não descartou a possibilidade de operações em terra. Fontes ouvidas pela Folha afirmaram que o presidente tem à disposição vários planos para aumentar a pressão sobre Caracas, incluindo ações militares nos arredores do país e operações de inteligência destinadas a capturar Maduro.

A estratégia anunciada envolveria coordenação com o Estado‑Maior Conjunto dos EUA, sob a liderança do general Dan Caine, e conta com o apoio explícito do secretário de Estado, Marco Rubio. Autoridades consultadas descrevem a alternativa como uma campanha de pressão intensiva que poderia incluir ações terrestres limitadas e operações letalmente direcionadas, modelo comparado internamente a operações anteriores de alto impacto conduzidas pelos EUA no exterior.

De acordo com a Casa Branca e interlocutores citados pela imprensa, a medida tem dois objetivos práticos: frear o fluxo de drogas com origem na Venezuela e responder a episódios de liberação de prisioneiros que, segundo Trump, teriam acabado cruzando fronteiras para os EUA. A Casa Branca também avaliou que os esforços diplomáticos não produziram resultados suficientes, motivando a opção por ações mais assertivas da agência de inteligência.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Receba notícias do Conexão Política no seu WhatsAppReceba notícias do Conexão no WhatsApp

Fontes citadas pela imprensa indicam que a autorização dá à CIA margem para agir com autonomia no país, seja de forma independente ou em conjunto com operações militares mais amplas, caso a administração julgue necessário. O New York Times reportou que entre os planos em análise estão medidas que visam ‘asfixiar’ o regime sem uma invasão em larga escala.

Mais do Conexão

Veja mais

Mais lidas

  1. Política Lula diz que quer vencer eleição para manter Bolsonaro na cadeia
  2. Política Núcleo de Raquel Lyra vai à PF para denunciar elo entre suspeito de furto eleitoral e aliados do PSB
  3. Política Veja o que a Polícia Federal encontrou em celular de Vorcaro sobre o PGR Paulo Gonet
  4. Política Vorcaro ameaça ‘explodir’ fatos sobre ministros do STF se pai não for solto, diz revista