CONEXÃO POLÍTICA
ver tudo
Menu Política
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Jornal francês Le Monde diz que Lula é acusado de inação diante de assassinatos de indígenas

PUBLICIDADE
Adicione o Conexão Política como sua fonte preferidaAdicione o Conexão como fonte preferida

O jornal francês Le Monde veiculou nesta quinta-feira (25) uma matéria que reporta acusações contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por inação diante de assassinatos de indígenas no Brasil. A publicação destaca declarações de representantes indígenas, incluindo um apontamento do Conselho Indigenista Missionário (CIMI) que classifica o governo como “inerte e cúmplice”.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Segundo o Le Monde, o relatório do CIMI, publicado em 22 de julho mas ganhando destaque apenas agora, acusa a atual gestão federal de “negociar com os genocidas” dos povos indígenas. De acordo com o documento, 208 indígenas foram assassinados no Brasil em 2023, representando um aumento de 15% em relação a 2022.

Além dos assassinatos, o relatório contabiliza 1.276 casos de “violência ao patrimônio” dos povos indígenas, incluindo invasão de terras e destruição de propriedade. Também relata que 1.040 crianças indígenas morreram em 2023 devido à falta de cuidados ou desnutrição.

O Le Monde ressalta que esses números superam os registrados durante a presidência de Jair Bolsonaro (2019-2023). O relatório de 253 páginas denuncia uma “situação de continuidade de violência e violações contra os povos originários”.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Receba notícias do Conexão Política no seu WhatsAppReceba notícias do Conexão no WhatsApp

A publicação francesa observa ainda que Lula era aguardado com grande esperança no Brasil, mas que a decepção rapidamente se instalou.

Comentários (0)

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Os comentários estão fechados para esta matéria.

Seja o primeiro a comentar esta matéria.

Mais do Conexão

Veja mais

Mais lidas

  1. Política Com dívida pública acima de 10 trilhões de reais, Lula terminará 3° mandato com o maior rombo da história
  2. Política TSE se vê diante de um problema maior do que parecia
  3. Política Maiores jornais do Brasil miram STF e promovem divulgações em massa
  4. Política STF: veja o que diz o jornalista após a quebra de seu sigilo determinado por Moraes