ver tudo
Menu Política
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Marina Silva diz que recorde de desmatamento no governo Lula é ‘ato de revanche’

Diante da disparada, ministra atacou a gestão passada de Jair Bolsonaro.

PUBLICIDADE
Adicione o Conexão Política como sua fonte preferidaAdicione o Conexão como fonte preferida

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (REDE-SP), afirmou que o desmatamento na Amazônia Legal, que já apresenta alta no segundo mês do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), bateu recorde por um “ato de revanche”. A declaração foi dada na segunda-feira, 27, após uma reunião com o assessor especial para o clima do governo norte-americano, John Kerry. Ele veio ao Brasil para discutir ações ambientais.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

— Estão desmatando mesmo no período chuvoso. É uma espécie de revanche às ações que já estão sendo tomadas na ponta. E vamos continuar trabalhando, este é o nosso objetivo — disse Marina, a jornalistas. Sem fornecer detalhes, a ministra disse que houve uma “ação criminosa”, adiantando que o governo está se preparando para o enfrentamento.

Na sexta-feira (24), o Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgou dados parciais de fevereiro, que mostravam 209 quilômetros quadrados (km²) desmatados até o dia 17 de fevereiro, conforme antecipou o Conexão Política. Os números representam a maior marca para o mês em toda a série histórica, iniciada em 2015.

Mesmo diante do recorde no seu segundo mês à frente do Ministério do Meio Ambiente, Marina insistiu em criticar o governo de Jair Bolsonaro (PL).

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Receba notícias do Conexão Política no seu WhatsAppReceba notícias do Conexão no WhatsApp

— Nós não somos como o governo anterior, os dados são transparentes. As pessoas têm acesso aos dados em tempo real, exatamente para que a gente possa atuar de acordo com a gravidade do problema — declarou.

Apesar da fala da ministra, os dados divulgados pelo Inpe utilizam a mesma metodologia adotada na gestão Bolsonaro. O monitoramento das áreas é feito pelo Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter), que aponta sinais diários de alteração na cobertura florestal para áreas maiores que 3 hectares (0,03 km²), alertando para áreas totalmente desmatadas, assim como também para aquelas em processo de degradação, com extração ou queimadas.

o Inpe disponibiliza, sempre às sextas-feiras, os dados da semana anterior. Os números do mês de fevereiro serão fechados na próxima semana, em 3 de março.

Abaixo, veja as áreas sob alerta de desmatamento em fevereiro, entre 2015 e 2023, conforme dados do Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter) do Inpe. A Amazônia Legal representa 59% do território brasileiro, e engloba a área total de oito Estados. São eles: Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins e parte do Maranhão.

Eis os números referentes ao desmatamento para o mês de fevereiro:

2016 — 115 km²

2017 — 101 km²

2018 — 146 km²

2019 — 138 km²

2020 — 186 km²

2021 — 123 km²

2022 — 199 km²

2023 — 209 km² (até o dia 17)


???? Sabia que você pode se manter informado e receber atualizações em tempo real sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Esta informação, assim como todos os conteúdos do Conexão Política, são publicados primeiro no nosso Aplicativo de notícias, disponível para Android e iOS. Procure “Conexão Política” na sua loja de aplicativos e baixe-o agora mesmo em seu celular. É 100% gratuito! Ou, se preferir, clique aqui.

Mais do Conexão

Veja mais

Mais lidas

  1. Política Lula transmite live eleitoral direto do Alvorada após TSE barrar Bolsonaro de usar local em 2022
  2. Política Caetano Veloso ‘faz o L’ e declara apoio a Lula na disputa pela reeleição
  3. Política Maria Bethânia faz o ‘L’ em show e declara voto em Lula à reeleição
  4. Política JHC x Renan Filho: o que a pesquisa revela sobre a eleição em Alagoas