ver tudo
Menu Política
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

PCC e CV estão presentes em mais estados do Brasil que o McDonald’s e movimentam R$ 6 bilhões por ano

Facções atuam em 25 estados e no DF; único estado sem nenhuma das duas é o Rio Grande do Sul.

PUBLICIDADE
Adicione o Conexão Política como sua fonte preferidaAdicione o Conexão como fonte preferida

O PCC e o Comando Vermelho, juntos, estão presentes em mais unidades da federação do que a rede de fast food McDonald’s. Segundo o Mapa das Organizações Criminosas de 2024, documento do Ministério da Justiça, as duas facções somam atuação em 25 estados e no Distrito Federal.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A única exceção é o Rio Grande do Sul, que tem grupos criminosos próprios consolidados. O McDonald’s possui unidades em 23 dos 26 estados brasileiros e no DF. Acre, Amapá e Roraima não têm restaurantes da rede.

Divisão territorial

Foto: WHoP

As facções não se sobrepõem nos principais estados. O PCC, fundado em 1993 em Taubaté, no interior paulista, não atua no Rio de Janeiro. O Comando Vermelho, criado no RJ, não está presente em São Paulo

A divisão é um acordo tácito de não interferência nos territórios dominados por cada organização, o que contribuiu para a expansão de ambas sem conflito direto entre si nas últimas décadas.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Receba notícias do Conexão Política no seu WhatsAppReceba notícias do Conexão no WhatsApp

Porte econômico

Segundo o promotor de Justiça Lincoln Gakiya, referência nacional no combate ao PCC, a facção reúne até 40 mil integrantes e movimenta aproximadamente R$ 6 bilhões por ano.

O financiamento principal vem do tráfico de drogas internacional, com roubo de cargas, assaltos a bancos e sequestros como fontes complementares.

A organização mantém estrutura hierárquica com estatuto próprio, sistema de arrecadação de contribuições mensais dos membros e representação em presídios de todo o país.

Ponto de comparação

O McDonald’s chegou ao Brasil em 1979, tem mais de 1.020 restaurantes e emprega cerca de 50 mil pessoas. O PCC foi fundado 14 anos depois e, em três décadas, construiu capilaridade territorial que rivaliza com qualquer empresa privada de alcance nacional

A comparação, originalmente feita pelo promotor Gakiya em declarações públicas ao longo dos anos, ganhou nova repercussão com a classificação das duas facções como organizações terroristas estrangeiras pelo governo dos EUA, a partir de 5 de junho.

Mais do Conexão

Veja mais

Mais lidas

  1. Política PF faz buscas contra Mário Frias e produtora de filme sobre Bolsonaro
  2. Política PF faz operação para investigar suposto desvio de emendas destinadas ao filme ‘Dark Horse’
  3. Política Paes fala sobre corrupção no RJ, cita Witzel e Castro, e diz que ‘não dá para culpar Bolsonaro’
  4. Política No Rio de Janeiro, Paes chega a 56% dos votos válidos e deve ser eleito no 1º turno