ver tudo
Menu Política

PEC que abre caminho para Nikolas Ferreira ser candidato à presidência em 2026 é protocolada

PUBLICIDADE
Adicione o Conexão Política como sua fonte preferidaAdicione o Conexão como fonte preferida

O deputado federal Eros Biondini (PL-MG) apresentou uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que busca reduzir a idade mínima para candidatura a cargos eletivos no Brasil, incluindo a Presidência da República, que passaria de 35 para 30 anos.

A iniciativa também altera os requisitos para o Senado Federal, Governos Estaduais e outros cargos, promovendo maior inclusão de jovens na política nacional.

A PEC propõe a modificação do § 3º do artigo 14 da Constituição Federal, com as seguintes alterações: presidente e vice-presidente da República: de 35 para 30 anos; senador: de 35 para 30 anos; governador e vice-governador: de 30 para 28 anos; deputado federal, estadual, distrital, prefeito, vice-prefeito e juiz de paz: de 21 para 20 anos. A idade mínima para o cargo de vereador, fixada em 18 anos, permanece inalterada.

Caso a proposta seja aprovada, nomes como o do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), de 28 anos, poderiam disputar a Presidência ou o Senado já nas próximas eleições. A justificativa apresentada menciona o protagonismo de jovens em posições de liderança ao redor do mundo e a necessidade de ampliar a participação democrática no Brasil.

Receba notícias do Conexão Política no seu WhatsAppReceba notícias do Conexão no WhatsApp

Dados do IBGE indicam que cerca de 23% da população brasileira. A PEC, conforme o texto, busca ajustar os critérios de elegibilidade à realidade contemporânea.

A proposta lista também tendências globais em cargos de alto escalão, argumentando que uma série de exemplos de líderes jovens bem-sucedidos em outros países. Estudos da OCDE indicam que nações com maior participação de jovens em cargos políticos apresentam índices superiores de inovação e eficiência governamental.

A tramitação depende da análise de comissões na Câmara dos Deputados. Em seguida, precisará ser aprovada em dois turnos tanto na Câmara quanto no Senado para ser promulgada.

Mais do Conexão

Veja mais

Mais lidas

  1. Política Veja o que dizem as mensagens obtidas pela Polícia Federal sobre Daniel Vorcaro e Luciano Huck
  2. Política Lula diz que mulheres aprendem a ‘tomar toque’ desde pequenas
  3. Política A menos de uma semana das eleições, ‘pacote de bondades’ de Lula já custa R$ 271 bilhões
  4. Política Ricardo Salles desiste da candidatura ao Senado para apoiar Derrite e Prado