Reprovação a Lula no começo do governo é a maior de seus três mandatos

Conforme o mais novo levantamento do instituto Datafolha, o governo Lula é considerado “ótimo” ou “bom” por 38% dos brasileiros, em pesquisa divulgada no sábado (1º). Em contrapartida, 29% consideraram esse início de gestão “ruim” ou “péssimo”, enquanto 30% o classificaram como “regular”.

Os números são os piores para o petista em seus três mandatos. Em 2003, quando o esquerdista chegou ao poder pela primeira vez, ele tinha 43% de aprovação e apenas 10% de reprovação em 3 meses de governo.

Ao ser reeleito, em 2007, seus 3 primeiros meses de segundo mandato eram aprovados por 48%, enquanto 14% reprovavam.

O atual índice de “ruim/péssimo” de Lula iguala sua pior marca nos oito anos anteriores de governo, obtida em 2005, durante o escândalo do mensalão.

Agora, são apenas 9 pontos que separam o índice positivo dos números negativos.

Nos bastidores, o levantamento acendeu alerta na ala governista. O crescimento da rejeição é um dos temas que mais preocupam o PT desde o período pós-eleição.

Enquanto os números apontam tendência de alta dos que rechaçam a atual gestão, o índice de eleitores que consideram que Lula fez mais do que o esperado é de 18%. Para 51%, Lula fez menos pelo país do que o esperado em 3 meses no poder.

Em outra frente, tratada internamente como objetivo para os próximos 3 meses, ministros do governo e lideranças do PT e partidos aliados vão explorar mais as redes sociais, além de buscar apoio de artistas e influenciadores, na tentativa de consolidar uma comunicação efetiva e, consequentemente, segurar os impactos negativos contra o lulopetismo.

Leia também