ver tudo
Menu Política
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

TSE descarta quase 200 mil urnas eletrônicas por obsolescência

PUBLICIDADE
Adicione o Conexão Política como sua fonte preferidaAdicione o Conexão como fonte preferida

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) iniciou o processo de descarte de 195,22 mil urnas eletrônicas do modelo UE 2009, que atingiram o fim de sua vida útil. Estima-se que esses equipamentos tenham um tempo médio de operação de dez anos ou seis eleições.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A ação faz parte do Plano de Logística Sustentável da Justiça Eleitoral e teve início em agosto de 2024, quando as primeiras unidades começaram a ser retiradas.

Processo de descarte e reciclagem

A desmontagem das urnas ocorre em Guarulhos (SP), sob responsabilidade da empresa NGB Recuperação e Comércio de Metais, que está encarregada de processar os equipamentos de forma sustentável, com supervisão do TSE. Até o momento, 52% das urnas já foram descartadas, e o trabalho deve ser concluído até junho de 2025.

O processo envolve a separação de componentes como metais, plásticos e placas eletrônicas, que são triturados para descaracterização. Segundo o TSE, 98% dos materiais são reaproveitados, enquanto o restante é encaminhado para aterros sanitários certificados, garantindo conformidade com normas ambientais.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Receba notícias do Conexão Política no seu WhatsAppReceba notícias do Conexão no WhatsApp

Quase duas toneladas de peças já foram descartadas

Até agora, o volume de peças descartadas soma 1,87 toneladas, incluindo baterias e demais componentes das urnas eletrônicas.

A Justiça Eleitoral reforçou que a iniciativa segue diretrizes de sustentabilidade, priorizando a reciclagem e o reuso de materiais para reduzir impactos ambientais.

“Esses procedimentos garantem uma destinação ambientalmente adequada e aprimoram os objetivos estratégicos de sustentabilidade da Justiça Eleitoral”, informou o órgão.

As urnas eletrônicas são utilizadas no Brasil desde 1996 e armazenadas pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) em cada um dos 27 estados brasileiros. Com o descarte dos modelos antigos, o TSE avança na modernização do sistema eletrônico de votação para as próximas eleições.

Mais do Conexão

Veja mais

Mais lidas

  1. Política Lula transmite live eleitoral direto do Alvorada após TSE barrar Bolsonaro de usar local em 2022
  2. Política Caetano Veloso ‘faz o L’ e declara apoio a Lula na disputa pela reeleição
  3. Política Maria Bethânia faz o ‘L’ em show e declara voto em Lula à reeleição
  4. Política JHC x Renan Filho: o que a pesquisa revela sobre a eleição em Alagoas